TELECOM

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Convergência Digital ... 09/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel abriu nesta terça-feira, 9/4, uma consulta pública sobre o novo regulamento de radioenlaces, tendo como principal modificação a proposta de mais do que triplicar a capacidade hoje disponível. Segundo a agência, a demanda será maior com a implantação do 5G.

“A proposta prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz, inclusive para atender as demandas que virão com o 5G, com um acréscimo para três vezes e meia a disponibilidade atual”, explica o relator da proposta, que aceitará contribuições por 60 dias, Emmanoel Campelo.

Adicionalmente, a proposta pretende consolidar 26 normativos e disposições pontuais – nove delas ainda anteriores à própria criação da Anatel – em uma única resolução. “Também haverá padronização das condições de uso de várias subfaixas de radiofrequências”, emenda o conselheiro.

A proposta acrescenta várias subfaixas no intervalo de 30GHz a 175GHz, totalizando aproximadamente 66 GHz ao serviço, contra os 26 GHz atualmente disponíveis para radioenlaces. “As faixas em que estão já tiveram direcionamentos em maior ou menor grau por organismos internacionais, em especial a União Internacional de Telecomunicações (UIT)”, completa Campelo.

O texto completo da consulta está no sistema online da agência (http://sistemas.anatel.gov.br/sacp). Também são aceitas contribuições por carta para a sede da Anatel em Brasília.


Internet Móvel 3G 4G
Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

Licitação, que está na 10ª semana, superou todas as expectativas de arrecadação, mas provoca dúvidas sobre a capacidade financeira dos vencedores para investir na construção das redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Telefônica: gap digital é enorme no Brasil

Ao participar do Painel Telebrasil 2019, o presidente da Telefônica/Vivo, Christian Gebara, disse que  a empresa manterá os investimentos no Brasil, mas advertiu que é urgente criar um ambiente mais favorável aos investimentos. Gebara lembrou que 87% dos municípios brasileiros não contam com conexões acima de 34Mbps disponíveis.

Presidente do Senado quer votar marco de telecom até junho

"Estamos buscando o entendimento para ainda neste semestre resolvermos essa matéria e entregarmos ao Brasil a capacidade de investir R$ 20 bilhões, R$ 30 bilhões", disse Davi Alcolumbre às teles durante o Painel Telebrasil 2019.

Leilão do 5G inclui quatro faixas e será o maior da história da Anatel

Proposta que chega ao conselho diretor da agência elenca 3.600 MHz de radiofrequências para o leilão previsto para o primeiro trimestre de 2020. “Quanto maior a disponibilidade, menor será o custo de levar essa capacidade”, afirma o presidente da agência, Leonardo de Morais.

Anatel vai permitir que roteadores WiFi tenham potência maior

“Hoje temos uma limitação de 200 miliwatts na faixa de 5150 a 5350 MHz, limitando o uso apenas indoor, sendo que na faixa superior temos possibilidade de uso de até 1 Watt de potência. Plano é deixar esse limite flat”, explica o gerente de espectro da agência, Agostinho Linhares.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G