TELECOM

Pontes: É preciso construir consenso sobre novo marco legal de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/03/2019 ... Convergência Digital

Depois de reuniões com o presidente do Senado, com o presidente da comissão de Ciência e Tecnologia e, agora, com a relatora do projeto de lei que altera o marco legal das telecomunicações, o ministro Marcos Pontes revelou que será preciso voltar à Casa em busca de consenso para a votação do PLC 79/16.

“Estive com a relatora [a senadora Daniella Ribeiro, PP-PB] e ela é extremamente sensata, inteligente, no sentido de estudar direitinho o projeto. É um programa bom para o país, mas tem que ficar no consenso. Preciso vir ao Senado para falar do PLC”, afirmou o ministro nesta quinta, 28/3, depois de participar de audiência conjunta nas comissões de C&T e de relações exteriores.

Pontes insistiu no “consenso” por defender que o projeto seja aprovado como saiu da Câmara, pois alterações no Senado obrigam nova deliberação pelos deputados. “Existe a necessidade de aprovar sem alterações para que ele não volte para a Câmara”, frisou.

 “O texto está num ponto muito bom. E a gente precisa explicar cada um desses itens para que todos entendam e tenha o consenso para poder passar de uma maneira eficiente. As dúvidas que a senadora tinha o setor técnico explicou. E essas conversas vão continuar e tudo vai ficar esclarecido e resolvido”, revelou o ministro.


STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Telefone ainda é o canal preferido para reclamações sobre serviços

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de um terço das solicitações (36%) foi encaminhada por telefone, bem à frente chat (21%) e email (20%).

Anatel publica novo regulamento de arrecadação de tributos

Norma disciplina recolhimento do FUST, Fistel, e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G