INTERNET

2018 foi o ano de consolidação de FTTH na América Latina

Por Roberta Prescott* ... 27/03/2019 ... Convergência Digital


O ano de 2018 foi o de consolidação de FTTH na América Latina, com os operadores massivamente adotando a fibra ótica como tecnologia para a plataforma para ultra banda larga. Números apresentados por Eduardo Jedruch, presidente da Fiber Broadband Association para América Latina, no evento Fiber Connect Latam 2019, evento da Fiber Broadband Association, realizado em São Paulo, de 25 a 27 de março, mostram que Brasil e México respondem por 70% do mercado de FTTH, enquanto na Argentina o mercado ainda está decolando.

Jedruch enfatizou que as operadoras estão levando a transformação de infraestrutura de maneira eficiente, com o desenvolvimento da fibra ótica. “A região segue sendo emergente em FTTH, a penetração melhorou muito, mas ainda tem muito a fazer e as previsões de crescimento são muito boas. No entanto, para manter estes níveis de crescimento precisa de aspecto regulatórios, novas arquiteturas e tecnologias”, disse.

No Brasil, quase 20% dos acessos de banda larga fixa são feitos por meio de fibra ótica no Brasil, segundo estudo recente divulgado pela Anatel. Ainda que cabos metálicos (41,9% de market share em 2018) e cabos coaxiais (30,6%) liderem como tecnologia mais usada, a fibra está, desde 2016, em franco crescimento, tendo fechado o ano passado representando 18,5% do total de acessos.

Conforme enfatizou Humberto Pontes Silva, da Anatel, no fim de março, o único serviço que segue crescendo é a banda larga fixa. “São 9.486 empresas que provêm serviços de internet. Existe um mercado enorme para fibra ótica no Brasil”, disse, completando que a Anatel vem tentando mapear a infraestrutura de fibra ótica nacional para o PERT. “A iniciativa vai mapear a presença de fibra nos municípios, mas ainda não está finalizada. Vamos identificar os gaps”, explicou.

Silva destacou que a presença da fibra impulsiona a densidade de acessos quando comparada a municípios sem fibra ótica. “O papel da fibra é fundamental para alavancar a banda larga no Brasil”, ressaltou.  Para José Tavares, da Arris, a fibra ótica é a resposta para a demanda do usuário que tende a querer cada vez mais serviços simétricos. “O que impulsiona o crescimento de banda são os serviços relacionados a vídeos. O consumo de banda vai continuar crescimento, talvez não tão rapidamente, mas veremos o uso de várias tecnologias combinadas para suportar a demanda; um mix de tecnologias para fornecer o acesso ao assinante e, cada vez mais, o assinantes vai dar valor para a qualidade do serviços dentro da casa”, disse.


Dona das Casas Bahia e Ponto frio lança banco digital no Brasil

Grupo Via Varejo anunciou parceria com startup norte-americana Airfox, com foco em clientes de baixa renda e uso das 800 lojas físicas como pontos de atendimento no país.

Acessos acima de 34Mbps já são 30,6% da banda larga fixa no Brasil

Planos com maiores velocidades são os que mais cresceram nos quatro primeiros meses de 2019, embora 13,6% das conexões ainda sejam abaixo de 2 Mbps. Provedores Internet seguem sendo os impulsionadores do desempenho da banda larga fixa.

Serpro: O não consentimento será a exceção com dados pessoais

Diretor-Presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, lembra que, com o LGPD, um órgão público ou privado - poderá, sem consentimento, processar dados em situações como o cumprimento de um  contrato.

Mais de 22 mil conteúdos ilegais da Internet foram removidos no Brasil no 1º tri

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) informa que esse montante é 9% maior do que o retirado no primeiro trimestre de 2018.

Peru, Colômbia, Equador e Bolívia se unem contra ICANN e Amazon

Presidentes dos quatro países contestam decisão favorável da ICANN à companhia norte-americana pelo domínio da Internet e acusam a entidade de conduzir uma governança inadequada da Internet.

Revista Abranet 27 . abril/junho 2019
Veja a Revista Abranet nº 27 A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G