TELECOM

Banda larga fixa é o serviço que mais incomoda o consumidor de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

O acesso fixo à internet é o serviço que mais incomoda os consumidores na relação com as operadoras de telecomunicações, segundo aponta a nova rodada de pesquisas da Anatel sobre satisfação e qualidade percebida – e que mais uma vez manteve a banda larga com as piores notas.

“A banda larga fixa é o serviço pior avaliado, tanto na satisfação geral como na maioria dos demais indicadores – dos sete indicadores pesquisados, o serviço tem a menor nota em seis deles. E diferentemente dos demais serviços, é o indicador de funcionamento da banda larga fixa que está entre os piores”, afirma o gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Ressalva seja feita que as notas estão melhorando a cada nova rodada da pesquisa, que desta vez ouviu 103,4 mil pessoas em todos os estados do país, em entrevistas por telefone realizadas entre julho e novembro de 2018. Acontece que as notas são melhores para todos os serviços, o que ainda deixa a banda larga fixa atrás da telefonia móvel e fixa e da TV por assinatura.

“A gente começou a ver no resto do mundo que a banda larga fixa tem percepção inferior aos demais serviços. E vemos um atrelamento muito grande dessa avaliação ao próprio funcionamento do serviço. São notas relativas à velocidade. Ou seja, o consumidor não está percebendo a velocidade que esperava ao contratar o serviço”, emenda Koleski.

A insatisfação é retroalimentada pelas queixas junto às prestadoras. “Chama atenção praticamente dois em cada três consumidores de banda larga fixa declararam que precisaram ligar para a prestadora nos últimos seis meses para falar de algum problema de funcionamento. Em distante segundo lugar, na telefonia fixa foram apenas 30%, ou um em cada três que ligaram para reclamar.”

Ainda segundo a Anatel, as reclamações sobre a banda larga recebidas pela própria agência também fazem do serviço aquele com maior percentual de reclamações sobre qualidade, funcionamento e reparo que os demais. “E como é um serviço em geral com tarifa flat, as questões de cobrança acabam sendo menos problemáticas”, diz o gerente de satisfação da Anatel.

Além da aparente redução da importância relativa dos serviços de voz, vale registrar que a banda larga fixa é o único serviço de telecomunicações que apresenta crescimento afetivo da base de assinantes. O mercado cresceu 7,4% em 2018, enquanto telefonia e TV paga amargam quatro anos seguidos de queda.


Internet Móvel 3G 4G
Para a Huawei, América Latina está pronta para o 5G

Evolução do 5G é muito rápida e, em três anos, serão 500 milhões de usuários no mundo e as teles precisam de espectro para desenvolver redes e aplicações, ressaltouo He Mansheng, diretor de marketing 5G da Huawei. 4G terá papel crucial na evolução das redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Evento, que é o maior do setor de Telecomunicações, acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, em Brasília. Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas como capacitação digital, regulação responsiva, direitos de passagem e tributação para Internet das Coisas.

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G