TELECOM

Teles unem equipes e montam esquema de emergência para atender Brumadinho

Ana Paula Lobo* ... 28/01/2019 ... Convergência Digital

As operadoras móveis montaram um esquema de emergência para atender a região de Brumadinho, atingida pelo crime ambiental originado pelo rompimento de uma barragem da Vale.  Entre as ações tomadas estão o reforço da cobertura na região, com o aumento da capacidade das antenas instaladas e envio de sites (antenas) móveis.

Segundo comunicado do SindiTelebrasil, também foram acionados geradores movidos a combustível para garantir o funcionamento das antenas em locais onde a energia elétrica foi cortada. Esses geradores estão sendo reabastecidos, quando necessário, pelas equipes de plantão das empresas, que também instalaram geradores extras. Estão oferecendo também chips e aparelhos celulares.

As empresas determinaram ainda a operação integrada de todas as torres da região, de todas as operadoras, de forma a permitir a comunicação de qualquer terminal móvel em qualquer torre e otimizar a comunicação das equipes de resgate. O setor de telecomunicação está empenhado para apoiar seus clientes e a comunidade local, além da empresa, autoridades e instituições envolvidas nas ações locais.

Como só podem fornecer dados mediante ordem judicial, as prestadoras de serviços de telecomunicações informam que estão apresentando a relação de assinantes e números de telefone conectados às Estações Rádio Base (ERBS) nas imediações da Mina de Córrego de Feijão, solicitados pela União, por meio da Advocacia Geral da União.


Londrina quer vender Sercomtel por R$ 130 milhões

Tentativa de privatização da operadora, que tem cerca de 400 mil acessos de telefonia e internet, foi remarcada para 18/8, na B3. Prefeitura admitiu o parcelamento na aquisição para atrair interessados nessa nova tentativa.

Refarming vai trazer 5G antes do leilão da Anatel, diz Rodrigo Abreu, da Oi

Executivo adverte, porém, que é necessária uma massificação de verdade na infraestrutura ótica no País. Para Abreu, o leilão tem de acontecer em 2021. “O Brasil não pode atrasar mais”, pontuou.

STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G