TELECOM

Revisão do modelo de telecom é prioridade da Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/12/2018 ... Convergência Digital

Em prestigiosa cerimônia, a Anatel começou a virada de 2018 para 2019 com chegadas e despedidas. Novos conselheiros marcam uma significativa renovação no colegiado. Mas como destacou o novo presidente Leonardo de Morais, a pauta principal continua a mesma: a revisão do marco legal das telecomunicações e seus reflexos regulatórios.

“A agenda de telecomunicações é prioritária em todo o país que tenha estratégia de desenvolvimento bem concebida. A conectividade é insumo indispensável. E dentre os muitos desafios regulatórios, destaco a adaptação dos instrumentos de concessão no caso de aprovação do PLC 79, a principal reforma microeconomia no setor desde a desestatização”, sustentou Morais, entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro Gilberto Kassab, senadores e deputados, atuais e futuros.

Alinhado a essa agenda, Moises Moreira, que deixa a secretaria de Radiodifusão do MCTIC para também assumir o colegiado da Anatel, ressaltou que “a simplificação da regulação deve ser diretriz fundamental, especialmente em telecom. Precisamos rapidamente direcionar o modelo regulatório no caminho da modernidade. A LGT foi superada pela técnica e pelo entusiasmo do consumidor brasileiro. Não apenas a reforma com o PLC 79, mas outras mais serão necessárias. A evolução tecnológica é exponencial”, disse.

O novo presidente da Anatel completou a agenda prioritária com o leilão das faixas 2,3 GHz e 3,5 GHz, “que abrirá as portas da quinta geração do serviço móvel pessoal”, além das sobras de 700 MHz. Destacou ações de aproximação com os consumidores e com o governo, por meio do MCTIC. E encerrou lembrando que telecom é sinônimo de desenvolvimento econômico, mas que é um setor amarrado pela alta carga tributária.

“As barreiras tributárias demandam interação com o Poder Executivo. E embora se reconheça o delicado momento fiscal, a carga é desproporcional  àquela aplicada [ao setor] em outros países e discrepa penetração de banda larga e crescimento econômico, que conectividade dá liga à estratégia digital.”


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Câmara proíbe teles de enviarem mensagens comerciais a clientes

Projeto de Lei 757/03 altera a LGT para vedar o envio de mensagens comerciais próprias ou de terceiros para os celulares dos clientes da telefonia móvel. Terminativo na CCJ, PL segue direto ao Senado. 

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G