GOVERNO

Governo repagina troca de aplicativos e lança Rede Gov.br

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/11/2018 ... Convergência Digital

Seguindo a máxima de que nada se cria, mas tudo se transforma, o governo federal lançou nesta segunda-feira, 26/11, a chamada Rede Nacional de Governo Digital, ou simplesmente Rede Gov.br. Segundo o Ministério do Planejamento, a ideia é facilitar que estados e municípios adotem ferramentas digitais que ajudem na gestão. Faltou mencionar que isso já existe desde 2012, pelo menos.

“O objetivo do projeto é integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas, e, assim, reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais”, diz o governo. “Com a Rede Gov.br, estados e municípios vão contar com soluções digitais de sucesso. Um dos objetivos da iniciativa é expandir o uso das ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas para atacar problemas comuns aos órgãos da esfera federal também para os estados e, principalmente, para os municípios.”

A iniciativa foi lançada na abertura da Semana de Inovação em Gestão Pública pelo próprio presidente Michel Temer. Mas o fato é que desde que o governo federal criou o portal Dados.gov, ainda em 2012, estão disponíveis aplicações disponibilizadas por órgãos públicos. Mais tarde, em 2015, uma iniciativa semelhante criou o portal do Software Público, também com soluções disponíveis abertamente. E mais recentemente foi criado o portal de serviços e a ferramenta de autenticação desenvolvida pelo Serpro batizada de Brasil Cidadão.

Pelo anunciado nesta segunda, a Rede Gov.br engloba todas essas ferramentas. “Governos estaduais e prefeituras também terão acesso às plataformas de integração entre os sistemas da administração pública e de cruzamento e análise de dados. Isso vai economizar recursos públicos, pois, uma vez construída uma solução digital, ela poderá ser compartilhada e utilizada por outros estados e municípios, evitando despesas em duplicidade na elaboração de projetos com propósitos semelhantes.”

Explica ainda o Ministério do Planejamento que “a rede recém-criada se propõe a dar continuidade à transformação digital de serviços públicos, criar um login único do cidadão e a plataforma de compartilhamento e análise de dados (GovData)”. Esta última é a iniciativa já prevista em Decreto presidencial pelo qual os órgãos públicos devem compartilhar dados entre si. Foi inclusive apresentada à equipe de transição do próximo governo como projeto que precisa ganhar impulso para se concretizar. A ideia, portanto, é que estados e municípios também a integrem.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Bolsonaro decide manter Comunicações no MCTIC

Em entrevista coletiva, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou que não vai mexer na atual estrutura. O comando do MCTIC será do astronauta Marcos Pontes.

Cansado de esperar Ucrânia, Brasil extingue Alcântara Cyclone Space por MP

Tratado já tinha sido denunciado pelo Brasil em 2015, diante do fracasso da parceria. Desde então, tenta fazer uma reunião para dissolver a empresa binacional, sem sucesso.

Reforma Trabalhista reduziu número de processos trabalhistas em 17,4%

Segundo balanço de um ano da aprovação das mudanças na CLT, processos que chegaram a varas do trabalho caíram de 2 milhões para 1,6 milhão.

Bolsonaro confirma Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia

Embora ainda não tenha definido a estrutura do MCTIC - há rumores que Comunicações irá para o ministério da Economia, presidente eleito define o nome do astronauta. Kassab, apesar de ter apoiado o novo presidente, deixa a pasta.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G