Home - Convergência Digital

IoT se transforma em aplicação crítica para o negócio da Engemix

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 23/11/2018

A Engemix (Votorantim Cimentos) transformou em pouco mais de um ano, a solução de Internet das Coisas, contratada junto à TIVIT, em aplicação de missão crítica ao seu negócio. Ao unir GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para o controle da produtividade e eficiência das betoneiras, a Engemix conseguiu obter ganhos de até 30%. Atualmente 500 betoneiras já têm tecnologia. Em 2019, serão mais 50, e todas operam em nível nacional.

"Temos um desafio que é a pontualidade - a betoneira tem de chegar às construtoras no horário combinado até por conta da validade do concreto - e também o nosso de não deixar betoneiras paradas em fila. Com a tecnologia de IoT, além de aumentar o nosso controle, também tivemos condições de criar um aplicativo que melhorou a nossa relação com os clientes, que passam a acompanhar em tempo real o produto que estão comprando. Não foi só produtividade, eficiência. IoT também nos trouxe uma relação mais próxima e melhor com o cliente", conta o gerente geral da Engemix, Ricardo Andrade.

A iniciativa começou como piloto ao final de 2017. Em menos de um ano, revela Andrade, IoT virou aplicação de missão crítica ao negócio. "Não me vejo mais operando o negócio de concreto sem a tecnologia", acrescenta Andrade. A solução foi levada para as 41 filiais da companhia, em 10 estados e, hoje, o gerenciamento da operação das betoneiras acontece de forma remota. "Controlamos uma betoneira no Rio de Janeiro, a partir de uma equipe em Minas Gerais", observa ainda o executivo da Engemix.

O Diretor de Negócios Digitais da TIVIT, Norberto Tomasini, conta que, hoje, Internet das Coisas é um dos negócios relevantes da companhia, que já conta com 63 casos e contabiliza quase 10 mil carros conectados e cerca de 1 milhão objetos conectados na plataforma desenvolvida exclusivamente para IoT. "A nossa plataforma nasceu para atender a demanda das utilities, mas vimos que outras indústrias, como a de cimentos, no caso da Votorantim tinha muito a ganhar com a sua implementação", revela.

A transformação digital, acrescenta ainda Tomasini, está mudando a maneira de fazer negócios. "Se até agora a preocupação estava localizada no back office, agora, as empresas querem levar a tecnologia para o front office, vendo a tecnologia como investimento e não mais como custo. Isso gera muitas oportunidades", salienta. É o impacto da era dos dados, onde a exigência é fornecer as informações, em tempo real, para a melhor tomada de decisão para o negócio. Segundo ainda o executivo da TIVIT, hoje, quando se estrutura um negócio de analytics, há duas grandes demandas: como reduzir custos e retrabalhos por meio dos dados e como conhecer melhor o meu cliente, a partir dos dados recolhidos sobre eles.

Com essas exigências, a TIVIT amplia o ecossistema digital interna e externamente. "Se não usarmos o modelo internamente, não teremos como cumprir o prometido ao cliente", salienta Tomasini. Uma das formas de aprimorar a transformação digital foi a criação do Solution Center, um novo centro localizado na sede da prestadora de serviços, complementar ao TIVIT Digital Studio, célula de inovação da empresa que fica dentro do Habitat, do Bradesco, em São Paulo. "Criamos uma série de aplicações que podemos tirar do power point e mostrar na prática para os clientes. É isso que vamos fazer. Mostrar aplicações em tempo real", completa o executivo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/05/2019
Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

16/05/2019
Vivo Empresas fornece IoT para rastrear 2000 veículos da Ezentis

15/05/2019
Avança na Câmara PL que zera taxas para dispositivos da internet das coisas

02/05/2019
Embratel, Claro, Embrapa e Eldorado estão à frente do projeto de IoT Fazenda Conectada

30/04/2019
Tributo zero para IoT avança na Câmara dos Deputados

29/04/2019
Samsung abre inscrições para curso gratuito, online e em português voltado para IoT

22/04/2019
WND e Facens firmam parceria para fomentar uso de IoT

18/04/2019
Brasil emplaca na UIT referência de arquitetura para Internet das coisas

17/04/2019
Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

05/04/2019
Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

Destaques
Destaques

Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

Muitas instituições financeiras estão com a área de inovação trabalhando para entender como usar a Internet das Coisas em seus serviços, diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.

País ativa 2 milhões de chips 4G por mês

Primeiro trimestre do ano terminou com 136 milhões de acessos LTE ativos, ou praticamente 60% dos celulares em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site