TELECOM

Operadoras competitivas precisam ganhar dinheiro ao fim do dia

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 19/11/2018 ... Convergência Digital

As operadoras competitivas precisam ganhar dinheiro ao fim do dia e para que isso aconteça, a Anatel precisa cuidar de temas como direito de passagem, linhas de créditos à construção de infraestrutura e, especialmente, fomentar o compartilhamento de redes.

"Avançamos com todas as dificuldades. O Brasil está ampliando redes de fibra óptica, mas o custo de direito de passagem é absurdo. Em São Paulo, fica em R$ 40 mil nas rodovias", lamenta o executivo da CenturyLink e Presidente do Conselho da TelComp, Luiz Henrique Barbosa da Silva.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o XI Seminário TelComp, realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, o executivo observou que Telecomunicações fomenta o desenvolvimento de todos os setores da economia e precisa ser olhado com atenção pelo Governo.

Para Da Silva, o momento é de mudar o ambiente regulatório e renovar o modelo. "Se não tiver Telecom, não há indústria 4.0. O Brasil ficará fora do jogo mundial da economia digital", sustenta. Assistam a entrevista com o presidente do Conselho da TelComp, Luiz Henrique  Barbosa da Silva.


Internet Móvel 3G 4G
Indústria móvel pressiona por faixas de 26GHz, 40 GHz e 66-71 GHz para o 5G

Estudo da GSMA sustenta que a oferta de serviços 5G nessas faixas podem adicionar US$ 565 bilhões ao PIB mundial. Faixas desejadas são as em ondas milimétricas. Decisão da UIT só será conhecida em 2019.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Bens reversíveis: Posição da Anatel contraria a Lei

Ao impedir a venda de todo e qualquer bem pelas operadoras, a agência gera insegurança ao investido, advertiu o advogado Fabiano Robalinho, do escritório Sérgio Bermudes Advogados.

Guerra fria na Telecom Italia, dona da TIM, ganha novo capítulo 'sangrento'

A francesa Vivendi reclama de quebra dos princípios de governança corporativa da operadora italiana com a não convocação de uma assembleia de acionistas.

Bens reversíveis: Anatel não está apegada a 'rótulos patrimoniais ou funcionais'

Para Ronaldo Neves, assessor da presidência da Anatel, 2018 está sendo um ano interessante para a posição da agência com relação ao tema, classificado como instigante. Segundo ele, a reversibilidade está associada apenas ao bem direcionado para a prestação do serviço concedido.

Metodologia da Anatel obriga teles irem à Justiça contra valores de multas

"Cabe à agência fazer uma reflexão de como está cobrando. As infrações cometidas no 2º semestre têm valor de multa maior do que as mesmas infrações cometidas no 1º semestre", explica o advogado Rodrigo Greco, da Rodrigo Greco Associados.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G