Home - Convergência Digital

Economia digital exige o fim do conflito Academia x Empresas

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rafael Mariano - 13/11/2018

Falta confiança entre as universidades e as empresas e isso gera uma lacuna na formação de engenheiros no Brasil, admite o professor Moacyr Martucci Jr, da USP Poli. Segundo ele, a pesquisa aplicada não está chegando à Inovação porque falta interesse de ambos lados e a conta sobra para a formação dos engenheiros, que não atende o desafio tecnológico da era digital. Martucci Jr. participou nesta terça-feira, 13/11, do XI Seminário TelComp 2018.

"Dentro da universidade precisamos de dois vetores: professores, porque são eles que vão formar os engenheiros e precisam,ser também formados. E também que a indústria entenda que precisa ter pesquisa aplicada para fomentar à inovação. E para ter pesquisa aplicada ambos os lados precisam aprender a aprender", pontua o professor da USP Poli.

À CDTV do portal Convergência Digital, Moacyr Martucci Jr., a sociedade está mudando com a era digital e há um novo olhar sobre a Tecnologia. "Agora, a Tecnologia está sendo vista para melhorar a vida da sociedade. E, hoje, temos que entender que preparar um engenheiro não é apenas dar um diploma. Esse profissional precisa olhar o mercado hoje e estar atento ao futuro. E não é simples essa equação com Academia e empresas tão desconfiadas uma da outra". Assistam a entrevista.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/12/2018
"Nem no século 25 um robô vai tirar o lugar do homem na produção da cultura"

22/11/2018
Interior quer e não tem 'telecom na veia'

22/11/2018
Mapear os dutos é crucial para que as competitivas não fiquem reféns dos postes

21/11/2018
Destravar a construção de redes no Brasil passa por regras mais claras

19/11/2018
Operadoras competitivas precisam ganhar dinheiro ao fim do dia

19/11/2018
Nextel: Anatel precisa desburocratizar o compartilhamento de frequência

16/11/2018
Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

16/11/2018
CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

16/11/2018
Claro/Embratel: indefinição sobre o Fistel trava modelos de negócios para IoT

16/11/2018
Burocracia em excesso trava expansão de redes de fibra óptica

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site