TELECOM

Anatel autoriza aumento de espectro e abre caminho para as teles irem às compras

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/11/2018 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 1º/11, a ampliação no limite máximo de espectro que cada operadora móvel pode deter no Brasil. Assim, ao revisar o modelo de gestão do espectro, a agência abre caminho para uma maior concentração no mercado da telefonia celular no país, indicando a tendência de que sobrevivam somente três operadoras.

O presidente da agência, Juarez Quadros, sustentou que a medida garante maior qualidade dos serviços uma vez que haverá mais espectro disponível. “Ganhamos todos, a Anatel, as operadoras e o consumidor, pois na hora em que se libera maiores limites de frequências, a melhoria da qualidade dos serviços será assim refletida no serviço móvel pessoal”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que aponta para “um grande passo para fortalecer a competitividade no setor de telecomunicações”, o relator da proposta, Aníbal Diniz, reconhece que o número de prestadoras no mercado deve encolher. “A definição dos limite permitirá analise de incorporações e fusões, impondo limites quando necessário e assegurando a existência de pelo menos três operadoras no mercado”.

O primeiro alvo é a Nextel, quinta empresa do mercado móvel, atrás de Vivo, Claro, Tim e Oi, que tem cerca de 3 milhões de acessos ativos no país. A tele  apresenta prejuízos e já teve negociação aberta, conforme revelou a dona do negócio no Brasil, a americana NII Holdings, ainda em agosto deste ano.

A revisão aprovada nesta quinta cria limites diferenciados para faixas de frequência abaixo de 1 GHz e para aquelas entre 1 e 3 GHz. Nas mais baixas, o limite de concentração passa de 29% para 35%, sendo que existe a possibilidade de uma única empresa deter 40% do espectro mediante condicionantes que poderão ser adotadas.

Para as faixas do espectro entre 1 GHz e 3 GHz, o limite de concentração passa de 21% para 30%, sendo que da mesma forma será possível autorizar mais, entre 35% e 40%, a depender das circunstâncias. Para as radiofrequências acima de 3 GHz não foi definido limite, ficando essa decisão a critério dos respectivos leilões de espectro. Mas já com indicação de estudos para avaliar a adoção de limites nas faixas até 6 GHz.

Segundo a Anatel, os novos limites serão aplicados de imediato a partir de novas autorizações de uso, bem como no caso de transferências de autorizações de uso de radiofrequência ou de alterações de controle societário.


Internet Móvel 3G 4G
Vivo passa a vender programação de TV paga no celular

Operadora quer ser entendida como uma plataforma de conteúdo e adiciona novos serviços para serem adquiridos pelos assinantes, entre els, Telecine Play e Fox Sports, com jogos da Libertadores, por exemplo.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G