TELECOM

STF adota rito abreviado em ação do PSB contra Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/10/2018 ... Convergência Digital

O Supremo Tribunal Federal vai julgar diretamente em Plenário a arguição de descumprimento de preceito fundamental movida pelo PSB contra a Anatel. O relator do caso, Luís Roberto Barroso, decidiu adotar o chamado ‘rito abreviado’, dispensando assim prévia análise do pedido de liminar feito pelo partido.

Na mesma decisão, o relator abriu prazo de 10 dias para que a Anatel se manifeste sobre o pleito. A ação do PSB questiona parte da Resolução 693/18, pela qual a agência alterou o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, na qual a Anatel incluiu a competência de mediar conflitos entre teles e empresas da internet, ou ‘over-the-top’, no jargão do setor.

Ainda de acordo com o despacho do ministro relator, após a manifestação da Anatel sobre o caso, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também terão prazos de cinco dias para igualmente se posicionarem sobre o questionamento do PSB.

Para o PSB, “a Anatel não tem competência legal para impor quaisquer determinações aos SVA—nem por meio de ato normativo, nem por meio de decisão administrativa". E que “dirimir conflitos’ significa que a Anatel poderia, no âmbito de um contencioso administrativo, dizer o direito aplicável e impor determinações tanto às empresas de telecomunicações quanto às próprias empresas SVA/OTT".


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TV Digital: Novo presidente da Anatel se mantém à frente do GIRED

Leonardo Euler, mesmo sugerindo que não gostaria de acumular funções, decidiu ficar à frente do Grupo que coordena a transição para a TV Digital e que libera frequência para a telefonia móvel - ação que tinha sido adotada pelo ex-presidente Juarez Quadros.

Telecom Italia entra em guerra de acionistas com nomeação de novo presidente

Mudanças no comando acirram as diferenças entre a francesa Vivendi e o fundo de investimentos americano Elliott. Crise pode vir a respingar na TIM Brasil, controlada pela operadora italiana.

Copel Telecom tem R$ 300 milhões para expandir oferta de FTTH

Empresa, que já soma 200 mil clientes no varejo, planeja chegar a 25 novas cidades com FTTH no primeiro semestre de 2019, revelou o CEO Adir Hannouche.

Pharol perde três recursos e não consegue anular plano de recuperação da Oi

Por meio da subsidiária brasileira Bratel, a acionista da operadora tentava anular a homologação do plano de recuperação judicial e fazer valer a AGE realizada com acionistas contrários ao acordo.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G