INTERNET

Endereços IPv4 acabam em janeiro de 2020 na América Latina

Por Roberta Prescott* ... 09/10/2018 ... Convergência Digital

O esgotamento dos endereços IPv4 ganhou uma breve sobrevida: do fim de 2019 para janeiro de 2020. O adiamento do esgotamento deveu-se à devolução e à recuperação de endereços, conforme explicou Ricardo Patara, gerente de recursos de numeração internet no Registro.br, durante evento de comemoração dos dez anos do IPv6, realizado nesta terça-feira (09/10) em São Paulo.

Os endereços IPv4 têm um espaço finito, com conjuntos numéricos de 32 bits e possibilidade de endereçar até 4 bilhões de dispositivos. Já o IPv6, apesar de também ser um enderaçamento finito, compõem-se de conjuntos numéricos de 128 bits, aumentando drasticamente a quantidade para 18 quintilhões de dispositivos/redes.
 
As estimativas do NIC.br apontam que 93% das organizações ASN (sistemas autônomos) possuem IPv6. “A porcentagem de utilização de IPv6 frente à IPv4 no Brasil era, até meados de 2015, muita baixa, mas aumentou consideravelmente”, disse Patara, explicando que o avanço se deu após iniciativas diretas do NIC.br, que tiveram impacto a partir de meados de 2015 e proporcionaram uma curva intensa de crescimento.

Hoje distribuição de IPv4 se dá apenas para novos entrantes na América Latina e no Caribe. As fases de esgotamento foram feitas com base nos endereços livres e, atualmente, existem mais ou menos 2,8 milhões de endereços desocupados. No ritmo que está hoje, os endereços IPv4 se esgotam em janeiro de 2020, não sendo mais possível obter endereço IPv4 após disto.

O estoque do LACNIC acabou aumentando, segundo Patara, devido às devoluções de endereços. Se estoque crescer, a data de janeiro de 2020 pode, inclusive, ser postergada. 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Convenções partidárias para Eleições 2020 podem ser feitas por videoconferência

TSE decidiu que os partidos têm autonomia para utilizarem as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para suas convenções.

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G