TELECOM

Na Anatel, Facebook defende desregulamentação de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/10/2018 ... Convergência Digital

Ao participar de seminário promovido pela Anatel sobre competição e ecossistemas digitais, a chefe de politica de conectividade e acesso do Facebook no Brasil, Ana Luiza Valadares, defendeu a desregulamentação dos serviços de telecomunicações como caminho para incentivar a inovação no setor.

“As empresas de telecomunicações precisam de mais liberdade para inovar. As OTTs cresceram como cresceram porque têm menos regras a cumprir. É preciso evitar o excesso de regulação que tira flexibilidade das atividades das operadoras”, afirmou a executiva ao participar de painel sobre inovações nos modelos de negócios de telecomunicações.

Segundo insistiu Ana Luiza, “o Facebook acredita na necessidade de desregulamentação dos serviços de telecomunicações, ou seja, uma regulação flexível de espectro, de compartilhamento, que preveja o uso não licenciado do espectro para o desenvolvimento de tecnologias da forma mais ágil possível”.

Como apontou no debate, embora tenha existido uma resistência inicial das operadoras tradicionais às empresas da internet, é cada vez maior o entendimento de que as atividades são complementares. “A relação entre OTTs e operadoras de telecom é muito sinérgica. O tráfego de dados aumenta pelos serviços oferecidos pelas OTTs. É preciso superar as adversidades comerciais e trabalhar em parceria”, completou.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Intervozes quer que Anatel torne pública proposta para o novo PGMU

Entidade alega que o texto com as metas de universalização da telefonia que foi à consulta pública é de 2014 e que desde então podem ter ocorrido mudanças sem o conhecimento da sociedade.

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G