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Cobrança e qualidade concentram maioria das queixas à Anatel em agosto

Convergência Digital ... 03/10/2018 ... Convergência Digital

Em agosto de 2018, a Anatel recebeu 250,6 mil reclamações de usuários contra as prestadoras de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura, ou 3% (7,4 mil) acima das queixas de julho. Cobrança e qualidade continuam sendo os temas que mais levam os usuários dos serviços a procurar a agência reguladora.

Com 234 milhões de linhas ativas no país, a telefonia móvel é o serviço com maior número de reclamações. Foram 118,2 mil no mês de agosto, 84,1 mil apresentadas por clientes com planos pós-pagos, especialmente relacionadas a cobrança (47,2%), ofertas e promoções (10%) e qualidade e funcionamento (9,7%).

Das 34,1 mil reclamações de usuários com planos pré-pagos, a maior parte tratou de créditos pré-pagos (39%), seguidas de ofertas e promoções (19,4%) e de qualidade e funcionamento (13,6%). Em relação ao serviço de telefonia fixa, foram 57,2 mil reclamações causadas principalmente por problemas na cobrança (42%), na qualidade e no funcionamento (17,9%) e no cancelamento do serviço (10,1%).

A banda larga fixa, com cerca de 30 milhões de acessos, foi alvo de 43,2 mil reclamações. Qualidade e funcionamento (41,8%), cobrança (26,2%) e  cancelamento do serviço (7,7%) foram os temas que mais levaram clientes a procurar a agência. Já na TV por assinatura, serviço que conta com 17 milhões de acessos, as 32,1 mil reclamações foram motivadas por questões de cobrança (50,6%), de ofertas e promoções (9,6%) e de cancelamento (9,0%).

Apesar do aumento na passagem de julho para agosto, a Anatel indica que houve queda de 18,8% no volume de queixas quando comparadas com o total de agosto de 2017 (foram menos 58 mil registros). Nessa comparação, a Net na banda larga fixa foi a única a registrar aumento de reclamações (+6,1%), enquanto a Oi teve redução de 34,4% e a Vivo de 20,1%.

No geral, ainda na comparação com agosto de 2017, todos os serviços apontaram redução nas queixas: -24,2% na TV paga, -21,7% na telefonia fixa, -18,8% na telefonia móvel e -9,7% na banda larga fixa.


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