TELECOM

Presidente da Anatel dispara contra baixo uso do Funttel pelo MCTIC

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/10/2018 ... Convergência Digital

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, aproveitou um seminário sobre competição, promovido pela agência reguladora, nesta quarta, 3/10, para disparar contra o desvirtuamento dos fundos setoriais – e mirou especialmente no Funttel ( fundo de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia em telecomunicações) por entender que esse depende exclusivamente de ações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“O Funttel é muito pouco utilizado. Os usuários pagam 0,5% [do faturamento] pro Funttel e 1% para o Fust, mas o uso é pequeno. Senti isso ao visitar os institutos de pesquisa nos últimos dias. Se houvesse uma maior destinação do Funttel, certamente eles fariam mais”, afirmou Quadros.

O argumento do presidente da Anatel é de que o uso maior dos recursos desse fundo específico, criado para estimular a inovação tecnológica, não exige maior esforço político, como é o caso do Fust. “É algo que não depende de mudança na legislação”, pontuou.

Mais do que isso, Juarez Quadros sustentou que a própria ‘transferência’ dos recursos do Funttel para o ‘caixa’ global da União é ilegal. E de fato, a Lei do Funttel (10.052/00) prevê que “recursos destinados ao Funttel, não utilizados até o final do exercício, apurados no balanço anual, serão transferidos como crédito do mesmo Fundo no exercício seguinte”.

“Estamos tentando correr atrás com a regulação para acompanhar a inovação tecnológica. E vamos torcer para que as coisas mudem com o novo governo, que se volte para questões do setor. Apesar de que, dos 13 candidatos, poucos falam de telecom”, completou Quadros.


Internet Móvel 3G 4G
Indústria de TICs brasileira sinaliza apoio à Huawei

Embora procurem evitar falar oficialmente, a maior parte dos fornecedores diz que vai defender a fabricante  caso o governo Bolsonaro decida seguir a política do governo Trump e decida excluir a empresa chinesa das redes nacionais. "No Brasil, teríamos problemas sérios de infraestrutura. A Huawei está em todas as operadoras", disse um empresário.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Arbitragem resolve conflitos, mas não é para todo tipo de empresa

“A arbitragem é muito boa para resolução de conflitos para questões de grande dimensão econômica, com cifras milionárias, e alta complexidade técnica”, advertiu Gustavo Schmidt, SLK Advogados.

Claro faz piloto com roteadores de baixa latência

Carlos Camardella, consultor da operadora, diz que iniciativa terá duração de seis meses e é voltada para sincronizar os equipamentos de forma a garantir o melhor serviço ao consumidor.

Anatel já bloqueou 103 mil celulares ‘piratas’ só em Brasília e Goiás

A partir de sábado, 8/12, sistema começa a desativar das redes aparelhos sem registro em mais 10 estados do país. São considerados irregulares os aparelhos sem IMEI, o código internacional que identifica cada aparelho, adotado como registro que supostamente garante que um aparelho não é falsificado ou teve o código adulterado.

TV paga: ou muda ou fica pequena no Brasil

Sangria de assinantes continua permanente, muito por conta da massificação dos serviços de streaming, que propõem um novo modelo de relação com o consumidor. Claro/Net, Vivo e Sky registraram queda na base. Oi foi a única que registrou adições positivas.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G