TELECOM

Kassab diz que fez lista tríplice para indicar novo presidente da Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/10/2018 ... Convergência Digital

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, faz suspense sobre sua indicação para a presidência da Anatel, visto ser dado como certo que o atual ocupante do posto, Juarez Quadros, não será reconduzido ao fim do mandato, em 4/11. Segundo afirmou Kassab nesta terça, 2/10, seu escolhido sai de uma lista com três candidatos.

“Três nomes têm sido discutidos e que em breve poderão eventualmente ter agregados outros nomes ou um deles ser o escolhido. O Moisés [Moreira] é um dos nomes, faz um extraordinário trabalho junto à secretaria de Radiodifusão, isso é reconhecido por todos. O Max [Martinhão] também tem muita experiência, passou por diversas áreas do setor público e também tem o reconhecimento de todos. Dentro da Anatel tem o [Carlos] Baigorri, que faz um extraordinário trabalho”, listou o ministro.

Emenda Kassab que “poderão nos próximos dias ser somados outros nomes para que a gente possa definir um que será encaminhado. E não podemos deixar de ressaltar o trabalho extraordinário que faz Juarez Quadros à frente da Anatel. Pessoa experiente, correta, que cumpre seu papel com muita eficiência, tem muita credibilidade e o respeito de todos”. Apesar do panegírico, o ministro confirma que não convidou Quadros para continuar no posto.

Apesar da ‘lista tríplice’, as apostas estão com o secretário de Radiodifusão Moisés Moreira. Embora tanto o secretário de desenvolvimento tecnológico Max Martinhão como o superintendente executivo da Anatel Carlos Baigorri tenham maior proximidade com o setor de telecomunicações, Moreira é da lista quem tem, de longe, maior proximidade com o ministro Gilberto Kassab.

Apontado como bom negociador, Moisés Queiroz Moreira está com Kassab desde que o ministro foi prefeito de São Paulo, tendo integrado a São Paulo Turismo e atuado como secretário adjunto de Saúde. No mesmo 2015 em que Gilberto Kassab assumiu o Ministério das Cidades, Moreira foi nomeado como assessor especial do ministro. No ano seguinte, quando Kassab trocou de endereço na Esplanada, ele se tornou chefe da assessoria parlamentar do MCTIC. Desde fevereiro deste 2018 é o secretário de Radiodifusão da Pasta.


Internet Móvel 3G 4G
5G vai responder por 4,8% do tráfego móvel em 2022

Estudo mostra que nos próximos cinco anos, a banda larga móvel cresceu 3,4 vezes mais rapidamente que a banda larga fixa. O 2G caminha pra a extinção e o 4G será a principal tecnologia no mercado.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Embratel usa Banda KA para expandir banda larga fixa e IoT

Diretor Executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert, explica que o serviço IPSAT terá um ponto concentrador dos dispositivos de IoT para levar comunicação às áreas remotas.

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G