INTERNET

Demi Getschko: Internet exige valores para não virar Frankenstein

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 24/09/2018 ... Convergência Digital

A capacidade de fazer de tudo não significa que tudo deve ser feito. Como defendeu o presidente do NIC.br e membro de notório saber do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko, no Rio Info 2018, que acontece no Rio de Janeiro, é importante que essa maturidade seja incorporada ao uso da rede. Ou seja, a sabedoria para avaliar o mérito do que é feito com essa ferramenta maravilhosa.

“A internet é um recurso maravilhoso que deixa todo mundo exuberantemente envolvido. Mas além da ideia de que tudo pode ser feito, devemos ter a ideia do que pode ser feito do ponto de vista ético e moral. A possibilidade de fazer coisas está aberta a todos, mas deve ter algum tipo de avaliação que hoje não foi dada muita atenção, que é a avaliação do mérito das coisas, do objetivo das coisas, e do que está por trás de cada uma delas”, afirmou um dos fundadores da internet brasileira em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

“Internet com valores é adicionar à tecnologia que permite ligar tudo de qualquer jeito com os valores que dizem o que ligar e o que não ligar”, insistiu Getschko ao lembrar do uso cada vez maior de algoritmos na própria tomada de decisões. “Algoritmos são coisas complexas porque são algo mecânico que podem escapar de seu criador. Estamos com 200 anos do livro ‘Frankenstein’, em que a criatura escapa do controle do criador. O problema dos algoritmos não é que haja uma má intenção embutida neles, mas eles podem criar situações. E pelo fato de ter inteligência artificial e aprendizagem envolvida, em que o comportamento deles foge do que se imaginaria humano. Então há que se ter muito cuidado com isso.” Assistam a entrevista com Demi Getschko.


Airbnb é condenada por informação errada fornecida pela plataforma no Brasil

Aplicativos de hospedagem têm responsabilidade caso o anfitrião forneça informação diversa da apresentada ao usuário do serviço. Assim entendeu a juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília.

Google, Facebook, Twitter e WhatsApp aderem a programa anti fake news do TSE

"Nas Eleições Municipais de 2020 pretendemos aperfeiçoar as ações voltadas a desmentir notícias falsas”, afirmou a presidente do Tribunal, Rosa Weber.

Dia das Crianças rende R$ 3 bilhões em vendas online

Segundo levantamento da Social Miner, resultado foi 23,9% melhor que o do ano passado. 

STJ: Internet deve ser veículo de divulgação de sentenças em ações coletivas

Terceira turma rejeitou decisão do RS que determinava publicações em jornais impressos. 

Autoridade de Dados é multissetorial, afirma Danilo Doneda

O professor, especialista em privacidade e proteção de dados e advogado foi indicado como representante da Câmara dos Deputados no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade, órgão consultivo da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), previsto na Lei 13.853/2019.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G