Home - Convergência Digital

Qualcomm monta Centro de IoT para formação de profissionais

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 18/09/2018

A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda., ativou nesta terça-feira, 18/09, o Qualcomm® IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil. A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem por objetivo contribuir para a inovação no país.

O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública.  A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT. Além de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, o Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos e, entre seus primeiros projetos, apresentará o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à IoT.

“A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, afirma José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina.

O Qualcomm IoT Reference Center opera no campus da Facens, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - Castelinho km 1,5 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP e conta com uma equipe de gestores, engenheiros, estagiários e monitores que trabalham de maneira integrada com os profissionais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações na elaboração das demonstrações das tecnologias da empresa em aplicações para IoT, incluindo cidades inteligentes, IoT Industrial, casas inteligentes e smart users.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/01/2019
Empresas pedem intervenção dos governos por segurança em IoT

11/01/2019
BNDES dobra financiamento e chega a R$ 30 milhões para projetos de Internet das Coisas

10/01/2019
Empresa fecha com a TIM para levar IoT e 4G ao campo

10/01/2019
Projeto de inovação usa 4G em 450 Mhz para Internet das Coisas

19/12/2018
TIM finaliza provas de conceito com Internet das Coisas

17/12/2018
Startups desafiam o negócio de Internet das Coisas

29/11/2018
Amazon prepara rede privada de LTE na nuvem na faixa de 3,5 GHz

29/11/2018
Parque Tecnológico Itaipu adota plataforma dojot para Internet das Coisas

23/11/2018
IoT se transforma em aplicação crítica para o negócio da Engemix

19/11/2018
Inteligência artificial, 5G e novos chips vão turbinar internet das coisas

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site