INCLUSÃO DIGITAL

Mais da metade das crianças e adolescentes buscam notícias na internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/09/2018 ... Convergência Digital

O uso da internet como fonte de notícias já é prática comum para mais da metade das crianças e adolescentes conectadas no Brasil. Segundo mostra a mais recente TIC Kids Online, do Cetic.br, o braço de pesquisas do NIC.br, 51% dos brasileiros entre 9 e 17 anos se valem da rede para se informar. Em 2013, eram 34%.

A nova pesquisa, que entrevistou 3,1 mil crianças e adolescentes, e igual número de pais ou responsáveis, mostrou que entre esse público de 9 a 17 anos o uso da internet é mais presente do que entre a população em geral. Também aponta que os mais jovens costumam se valer da rede para conversar com pessoas de outras cidades, países ou culturas (40%) ou para participar de grupos de interesse (36%).

Entre esse público, 28% buscam informações sobre saúde e 22% sobre o que acontece na sua comunidade. Além disso, 12% das crianças e adolescentes conectados conversam na internet sobre política ou problemas da cidade ou país, e 4% participam de campanhas ou protestos na rede.

No mais, as práticas comuns são conhecidas, com predominância de atividades ligadas à comunicação e ao entretenimento, entre elas: enviar mensagens instantâneas (79%), assistir a vídeos on-line (77%), ouvir música (75%) e usar redes sociais (73%). Outra atividade comum é realizar pesquisas, seja para trabalhos escolares (76%), ou por curiosidade e vontade própria (64%).


America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G