Home - Convergência Digital

Brasil falha na capacitação de mão de obra para indústria 4.0

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 14/09/2018

O Brasil ainda está longe da chamada indústria 4.0, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria neste ano de 2018. O dado mais positivo é que a presença de pelo menos uma tecnologia digital passou de 63% para 73% do setor, mas a CNI alerta que quase 30% da produção fabril não se vale de nenhuma dessas tecnologias.

Entre as empresas entrevistadas pela CNI, apenas 48% reconhecem a importância das tecnologias digitais e pretendem investir em recursos da Indústria 4.0. Esse aparente desconhecimento ou desprezo pelas inovações também é medido no baixíssimo grau de utilização de robôs industriais no país.

Segundo dados da Federação Internacional de Robótica, enquanto a comercialização de robôs bateu recorde global no ano passado, com 381 mil vendidos e um estoque em operação de 1,8 milhão de unidades, o Brasil não representa praticamente nada nesse universo: com 1,5 mil robôs industriais, o Brasil tem 0,005% do mercado global dessas modernas ferramentas.

De acordo o estudo, o principal ponto fraco do Brasil na jornada rumo à indústria 4.0 está na formação profissional. "O desafio principal é a capacidade que o país venha a desenvolver de formar as pessoas com perfis competentes, adequados para esse novo patamar tecnológico”, ressalta o diretor nacional de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gustavo Leal.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

29/11/2018
Oi seleciona startups para programa de aceleração do Oito

26/11/2018
Cansado de esperar Ucrânia, Brasil extingue Alcântara Cyclone Space por MP

22/11/2018
Inatel lança curso de pós-graduação em Indústria 4.0

14/11/2018
Governo regulamenta fundo de investimento para uso de recursos da Lei de Informática

12/11/2018
Finep seleciona 21 parceiros estaduais em programa de incentivo a startups

31/10/2018
MCTIC e Senai se unem para mapear Indústria 4.0

25/10/2018
Ranking das 100 fintechs mais inovadoras do mundo tem três brasileiras

24/10/2018
CGU usa aprendizado de Inteligência Artificial para fiscalizar repasses da União

04/10/2018
Finep tem R$ 500 milhões para projetos de inovação em universidades privadas

27/09/2018
Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site