SEGURANÇA

Com uso de robôs, fraudes pelo celular crescem 24% no primeiro semestre

Convergência Digital ... 13/09/2018 ... Convergência Digital

Cerca de 150 milhões de ataques cibernéticos contra dispositivos móveis foram registrados somente entre janeiro e junho de 2018. É o que aponta um levantamento da empresa americana de segurança online ThreatMetrix, com base em 17,6 bilhões de transações digitais e com a identificação de pelo menos 361 milhões de tentativas de fraudes.

“Mais de um terço de todos os ataques hacker voltados a smartphones e tablets agora se dão na forma de fraudes a dispositivos móveis e a prevalência desse tipo de atividade criminosa tende a aumentar no futuro imediato”, indica o relatório sobre cibercrime divulgado pela empresa na quarta-feira, 12/9.

O documento aponta que cerca de 60% de todas as transações digitais ao redor do planeta já são realizadas por dispositivos móveis e, portanto, golpistas também estão se adaptando para adotar fraudes ainda mais agressivas. Nas contas do relatório, o total de ataques representa um aumento de 24% sobre o registrado no primeiro semestre de 2017 – com os Estados Unidos concentrando um aumento ainda maior, de 44%.

Outra tendência apontada nessa pesquisa é um crescimento de 60% no uso de robôs nas tentativas de fraudes, que seriam ferramentas em cerca de 170 milhões de ataques. O relatório alerta, ainda, que crescem as tentativas de fraudes contra bancos usando dados roubados e também o uso de ‘IP Spoofing’ técnica que mascara endereços IP.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Golpe oferece US$ 1,5 milhão por perfil vencedor do Facebook

Golpe diz que a pessoa teve o perfil como vencedor do prêmio do Facebook de 2019. A seleçaõ teria sido feita pela base de dados do computador central do Facebook. O golpe pede que o 'selecionado' responda por email.

Hacker alega ter acessado Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil

Integrante do grupo Hacker "Fatal Error Crew" publica informações sobre suposta invasão a servidores da Certisign, que dariam acesso ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Empresa nega sucesso na invasão e afirma que o hacker apenas acessou dados de servidores inativos desde 2017.

Brasil foi o sexto país mais afetado por vírus em apps da Google Play

Software, identificado como ANDROIDOS_MOBSTSPY , foi responsável por baixado mais de 100 mil vezes no mundo. O malware rouba informações como localização do usuário, conversas por SMS, registros de chamadas e itens da área de transferência.

Mais de 120 milhões de CPF de brasileiros vazaram de servidor mal configurado

O fato aconteceu em março deste ano e foi detectado pela empresa InfoArmor. O dono do servidor mal configurado não foi identificado. Os vazamentos se multiplicam no País. Só essa semana foram três: TIVIT, Sicredi e SKY.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G