TELECOM

Anatel abre consulta sobre primeiro leilão para 5G

Convergência Digital* ... 03/09/2018 ... Convergência Digital

O Comitê de Uso do Espectro e de Órbita da Anatel abriu uma consulta pública sobre o uso das faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz, ambas a serem licitadas em 2019 e com objetivo de destinação para o 5G. As contribuições, por meio da página da agência na internet, serão aceitas por 60 dias.

Segundo o comitê de espectro, “a faixa de 2,3 GHz é uma faixa de destacada harmonização mundial para o IMT, enquanto que a faixa de 3,5 GHz é tida por muitos como a porta de entrada para as redes de altíssima velocidade da quinta geração de telefonia móvel”.

A Tomada de Subsídios traz um questionário composto por 13 perguntas relacionadas à utilização dessas faixas para a exploração de serviços de telecomunicações. As perguntas discutem desde aspectos de modelagem da futura licitação do direito de uso dessas faixas – tais como blocos, arranjos, distribuição geográfica e contrapartidas a serem exigidas das vencedoras.

A consulta também discute medidas, tanto preventivas quanto corretivas, para mitigar eventuais interferências prejudiciais entre os sistemas de radiocomunicação dos usuários dessas faixas e suas adjacentes. A preocupação aí se dá especialmente com a faixa de 3,5 GHz, diante do risco de interferência com as estimadas 20 milhões de antenas parabólicas existentes no país.

A consulta inclui um “Estudo das faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz”, que discute aspectos técnicos, mercadológicos e concorrenciais associados à exploração dessas faixas. Aborda, ainda, questões atinentes às condições de uso e de convivência com serviços que ocupam porções adjacentes no espectro radioelétrico.

Além disso, o “Caderno de Testes de Convivência entre o IMT-2020 (Banda 42 do 3GPP) e Sistemas Satelitais operando em Banda C”, apresenta o conjunto de ensaios laboratoriais e testes de campo que estão sendo realizados sob a coordenação do comitê de espectro para avaliar a possibilidade de coexistência livre de interferências prejudiciais entre os dois sistemas que operam em faixas vizinhas.

* Com informações da Anatel


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

Bloqueio de celular pirata será estendido a mais 10 estados

A partir de domingo, 23/9, quem tiver aparelho sem IMEI válido vai começar a receber mensagens de que o celular será bloqueado a partir de dezembro. Ativo em Goiás e no Distrito Federal desde fevereiro, sistema bloqueou cerca de 41 mil aparelhos.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G