TELECOM

Para Anatel, relatório do TCU sobre Oi resguarda atuação da agência

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/08/2018 ... Convergência Digital

Pegou bem na Anatel o parecer técnico do Tribunal de Contas da União sobre o tratamento dado às multas da agência no plano de recuperação judicial da Oi. Para o TCU, é “legalmente adequada a postura assumida pela agência ao recusar a transação dos seus créditos públicos não tributários inseridos no bojo da recuperação judicial das empresas do Grupo Oi”.

Em análise sobre esse processo, o TCU se alinha ao entendimento da Anatel e da Advocacia-Geral da União de que as multas, com boa parte já inscrita em Dívida Ativa, jamais poderiam fazer parte do mesmo acordo que prevê carência de 10 anos e outros 20 para pagar cerca de R$ 11 bilhões em papagaios com a agência reguladora.

Mas diante da prevalência que os órgãos de controle assumiram sobre a República, o que mais agradou a Anatel foi justamente a chancela da Corte de Contas sobre as medidas tomadas pelo regulador, tanto ao votar contra o acordo de credores nas condições propostas como em insistir no Judiciário. Afinal, como lista o próprio TCU, são 20 recursos contra a decisão da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro de manter a dívida com a União junto aos débitos privados.

Na Oi, por sua vez, pesa mais o fato de que nenhum dos recursos da Anatel e da AGU foi acatado nas diversas esferas judiciais onde o assunto já vem tramitando. Para o TCU, ao prevalecer esse entendimento está criado o risco de que ele se prolifere, com prejuízo direto para os cofres públicos. Mas há quem avalie, mesmo dentro da agência reguladora, que o melhor mesmo é que a solução adotada deu respiro à Oi para se recuperar, afastando outro risco visto como negativo, que seria a necessidade de uma eventual intervenção.



Internet Móvel 3G 4G
TIM e Claro lideram perda de assinantes. Pós-pago chega a 44,67% do mercado

Mercado móvel segue perdendo base, mas o pós-pago, privilegiado pela estratégia das teles móveis e pelo impulso do 4G, cresceu e chegou a 44,67% do mercado. Nextel, comprada pela Claro Brasil, detém 55% dos assinantes das chamadas prestadoras de pequeno porte.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Evento, que é o maior do setor de Telecomunicações, acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, em Brasília. Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas como capacitação digital, regulação responsiva, direitos de passagem e tributação para Internet das Coisas.

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G