TELECOM

Para Anatel, relatório do TCU sobre Oi resguarda atuação da agência

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/08/2018 ... Convergência Digital

Pegou bem na Anatel o parecer técnico do Tribunal de Contas da União sobre o tratamento dado às multas da agência no plano de recuperação judicial da Oi. Para o TCU, é “legalmente adequada a postura assumida pela agência ao recusar a transação dos seus créditos públicos não tributários inseridos no bojo da recuperação judicial das empresas do Grupo Oi”.

Em análise sobre esse processo, o TCU se alinha ao entendimento da Anatel e da Advocacia-Geral da União de que as multas, com boa parte já inscrita em Dívida Ativa, jamais poderiam fazer parte do mesmo acordo que prevê carência de 10 anos e outros 20 para pagar cerca de R$ 11 bilhões em papagaios com a agência reguladora.

Mas diante da prevalência que os órgãos de controle assumiram sobre a República, o que mais agradou a Anatel foi justamente a chancela da Corte de Contas sobre as medidas tomadas pelo regulador, tanto ao votar contra o acordo de credores nas condições propostas como em insistir no Judiciário. Afinal, como lista o próprio TCU, são 20 recursos contra a decisão da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro de manter a dívida com a União junto aos débitos privados.

Na Oi, por sua vez, pesa mais o fato de que nenhum dos recursos da Anatel e da AGU foi acatado nas diversas esferas judiciais onde o assunto já vem tramitando. Para o TCU, ao prevalecer esse entendimento está criado o risco de que ele se prolifere, com prejuízo direto para os cofres públicos. Mas há quem avalie, mesmo dentro da agência reguladora, que o melhor mesmo é que a solução adotada deu respiro à Oi para se recuperar, afastando outro risco visto como negativo, que seria a necessidade de uma eventual intervenção.



Internet Móvel 3G 4G
Embratel vai fornecer 4 mil chips 4G ao governo de Pernambuco

 Investimentos previstos pela operadora são de R$ 180 milhões para a oferta de serviços de dados, voz, segurança de rede, WiFi, Comunicação Unificada e Contact Center. Recife será o ponto de concentração da rede.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Pharol perde três recursos e não consegue anular plano de recuperação da Oi

Por meio da subsidiária brasileira Bratel, a acionista da operadora tentava anular a homologação do plano de recuperação judicial e fazer valer a AGE realizada com acionistas contrários ao acordo.

Novo presidente da Anatel troca superintendentes e cargos de chefia

Dança das cadeiras atinge superintendências Executiva, de Outorga e Recursos à Prestação, e de Controle de Obrigações, além das assessorias técnica, da presidência e do Conselho Diretor.

TIM ativa rede para Internet das Coisas em Minas Gerais

Em parceria com a Ericsson e com a INOVAi, a tele ativa a rede NB-IoT em mais uma cidade mineira, agora, em Itajubá. Uma das soluções a ser desenvolvida é para a medição de consumo de água na cidade mineira.

Fibra dispara e velocidades acima de 34 Mbps são as que mais crescem

Até setembro, os acessos de banda larga com fibra óptica superaram o total de adições líquidas do setor e já constituem 16% da internet fixa no Brasil. Praticamente metade das conexões são acima de 12 Mbps.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G