TELECOM

Anatel atualiza e simplifica mudanças futuras no serviço de radioamador

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/08/2018 ... Convergência Digital

O Conselho Diretor da Anatel aprovou em reunião na quinta, 23/8, a proposta de atribuição e destinação de faixas de radiofrequências ao Serviço de Radioamador, atendendo pedidos, ainda de 2014, da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE).

A Liga chama a atenção da agência para a necessidade de atualizar a atribuição e a destinação das faixas de radiofrequências associadas ao serviço, bem como atualizar e harmonizar as regras vigentes aos recentes padrões adotados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e da International Amateur Radio Union (IARU).

Desde que a resolução mais recente entrou em vigor, em 2006, novas faixas foram atribuídas ao serviço de radioamador no âmbito da UIT, bem como planos de faixas da IARU foram alterados e diversos aspectos tecnológicos e operacionais foram revistos em razão da evolução dos padrões, protocolos, equipamentos e sistemas de radiocomunicação.

Assim, o Conselho Diretor decidiu delegar à superintendência de Outorga e Recursos à Prestação a competência para assumir a atualização técnica daqui em diante, podendo submeter novas propostas diretamente à consulta pública sem necessidade de ampliar o tramite burocrático com a inclusão agenda regulatória e trâmite desde esse início junto ao colegiado.

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, isso moderniza e ajusta as regulamentações sobre radioamadorismo estabelecidas pela agência no ano de 2006 à padronização internacional. “Sou presidente da Anatel e também radioamador. E em nome de todos nós festejo essa atualização”, disse.



Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

Bloqueio de celular pirata será estendido a mais 10 estados

A partir de domingo, 23/9, quem tiver aparelho sem IMEI válido vai começar a receber mensagens de que o celular será bloqueado a partir de dezembro. Ativo em Goiás e no Distrito Federal desde fevereiro, sistema bloqueou cerca de 41 mil aparelhos.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G