TELECOM

Teles reduzem índice de queixas dos usuários. Pós-pago foi o mais reclamado

Ana Paula Lobo* ... 08/08/2018 ... Convergência Digital

O número de reclamações registradas no primeiro semestre na Anatel caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano foram recebidas 1.493.000 reclamações nos canais de atendimento da Agência.  No ano passado foram 1.769.900 reclamações no semestre.

A Agência recebe reclamações quanto aos quatro serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura. A telefonia móvel foi o serviço que mais recebeu reclamações, foram 701.500 reclamações no semestre, o que corresponde a 46,9% do total.  A telefonia fixa recebeu 337.100 reclamações (22,5%), a banda larga fixa recebeu 246.700 reclamações (16,5%) e a TV por assinatura 194.800 reclamações (13%).

Em seis meses, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel registrou uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa registrou diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.

Na telefonia móvel, a empresa mais reclamada no semestre foi a Tim que recebeu 280.100 reclamações. Na telefonia fixa, dentre as três empresas: Net, Oi e Vivo, a empresa mais reclamada foi a Oi com 171.100 reclamações. Quanto à TV por assinatura, a Net e a Sky receberam o mesmo número de reclamações, mais de 70 mil reclamações cada uma. Quanto à banda larga fixa, dentre as três empresas: Net, Oi e Vivo, a empresa mais reclamada foi a Oi, com 90 mil reclamações no semestre.

Em junho, na banda larga fixa, o motivo mais reclamado foi “qualidade, funcionamento e reparo” com 42,33% das reclamações. “Cobrança” foi o principal motivo de reclamações de TV por assinatura (48,02%), de telefonia fixa (40,55%) e de telefonia móvel pós-paga (48,73%). Na telefonia móvel pré-paga, o principal motivo de reclamações foi o “crédito pré-pago” (41,88%). Dentre todos os serviços, o serviço móvel pessoal pós-pago foi o mais reclamado, com 74.023 reclamações em junho.

A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 1331, pelo Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor e presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.

*Com informações da Anatel


Internet Móvel 3G 4G
Latência alta é o calcanhar de aquiles do 4G no Brasil

Estudo da Open Signal aponta que a média da melhor operadora no quesito - a Claro, com 68 milissegundos- é mais que o dobro da média global, em torno de 30 milissegundos.  Leantamento ressalta a melhoria na qualidade do serviço por conta do uso da faixa de 700 Mhz.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G