TELECOM

Anatel lança aplicativo que compara preços de telefonia, TV paga e internet

Convergência Digital* ... 01/08/2018 ... Convergência Digital

A Anatel lançou um aplicativo móvel que permite aos consumidores comparar ofertas dos serviços telecomunicações – telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga – com base no próprio perfil de consumo. O app permite ordenar planos e promoções com base nas preferências do usuário com base nos valores cobrados ou na nota recebida nas pesquisas de satisfação da agência.

Por enquanto trata-se de uma versão de testes, ainda apenas para sistema Android, que será aberta a um número limitado de usuários. “Os feedbacks desses usuários orientarão as empresas na melhoria da base de dados de ofertas do aplicativo nos próximos meses”, informa a Anatel. Os interessados em se cadastrar devem enviar um e-mail para appcomparador@anatel.gov.br.

Segundo a agência, o aplicativo foi desenvolvido por meio de parceria com o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.  O objetivo é ser um instrumento que permita informar os consumidores para a tomada de decisão, incentivando a competição.

Num primeiro momento, a aplicação permitirá a comparação de ofertas pós-pagas, individuais ou em combos. Em suas próximas versões, o app contará também com a comparação de ofertas pré-pagas e a possibilidade de buscar as ofertas de telefonia móvel mais vantajosas de acordo com os dados reais de consumo do terminal.

O Regulamento Geral de Direitos do Consumidor da Anatel dispõe que as prestadoras de serviços devem disponibilizar gratuitamente, de forma padronizada e de fácil acesso, as informações relativas às suas ofertas de serviços de telecomunicações. O aplicativo busca facilitar a comparação dessas ofertas.

* Com informações da Anatel


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Consumidores reclamam de proposta da Anatel que reduz conselho de usuários

Idec e Coalizão Direitos na Rede apontam que novo regulamento do Cdust prevê apenas um conselho nacional por operadora, no lugar dos 30 regionais atuais. E que agência suspendeu eleição com 300 mil votos. 

Projeto que torna roaming obrigatório passa na CCT da Câmara

Medida, que na prática já é prevista em leilões de espectro, vale somente para Vivo, Claro, Tim e Oi. 

STF nega recurso e TIM vai pagar multa de R$ 1 milhão por “Ilimitado” e “Liberty”

Em ação iniciada ainda em 2012, Ministério Público do DF reclamou de publicidade enganosa e restrições unilaterais nos contratos. Em nota, TIM “reitera o compromisso com a transparência das suas ofertas de planos e serviços”. 

Bolsonaro: Nova Lei de Telecom é uma oportunidade ímpar de mudar o Brasil

Governo realizou uma solenidade no Palácio do Planalto para marcar a sanção do novo marco legal. Ministro Marcos Pontes e representantes do setor participaram da cerimônia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G