TELECOM

Anatel aprova regra para mediar e exigir contratos entre teles e OTTs

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/07/2018 ... Convergência Digital

Como já indicara ao abrir a revisão do regulamento de interconexão, a Anatel avançou mais um passo em seu entendimento de que tem competência para tratar do mundo da internet. Na revisão da norma, a agência aproveitou que a Lei Geral de Telecomunicações lhe permite mediar tratativas entre operadoras de telecom e empresas de serviço de valor adicionado para reforçar seu papel.

Assim, incluiu no regulamento que além do poder de dirimir eventuais conflitos entre esses atores também poderá exigir detalhes dos acordos firmados. Para isso, prevê que “a Anatel poderá solicitar a qualquer tempo cópia dos contratos que materializem o relacionamento” entre teles e as chamadas ‘over-the-top’.

No mais, a revisão do regulamento de interconexão busca solucionar o grande número de disputas nos acordos para o tráfego de voz e dados firmados entre as empresas. Houve uma simplificação e a adoção da nomenclatura de mercado no lugar das ‘interconexões classe tal’. Além disso, o órgão regulador prevê que nos casos de inadimplência o corte no fornecimento de interconexão possa ser feito sem autorização da Anatel.

Pela norma, a agência vai exigir a oferta de pontos de interconexão em cada área de registro (DDD) e que essa estrutura inclua redes de nova geração mesmo para tráfego de voz, de forma que novos eventuais competidores não precisem investir em redes de comutação obsoletas, o que deverá ser realizado 90 dias após a publicação do novo regulamento.


Internet Móvel 3G 4G
Latência alta é o calcanhar de aquiles do 4G no Brasil

Estudo da Open Signal aponta que a média da melhor operadora no quesito - a Claro, com 68 milissegundos- é mais que o dobro da média global, em torno de 30 milissegundos.  Leantamento ressalta a melhoria na qualidade do serviço por conta do uso da faixa de 700 Mhz.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G