TELECOM

Anatel inclui link de internet nas regras de mercados assimétricos

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/07/2018 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta-feira, 12/7, a revisão do Plano Geral de Metas de Competição. Trata-se das regras que permitem ao regulador adotar medidas assimétricas a depender do poder de mercado das empresas do setor. E nesta primeira grande revisão do PGMC, a agência ampliou a granularidade das análises competitivas e decidiu incluir entre as obrigações diferenciadas as ofertas de atacado para interconexão e transporte de alta velocidade, aquilo que o mercado costuma chamar de ‘link internet’.

“A criação desse mercado é fundamental para as novas tendências de uso das redes de telecomunicações”, reforçou o relator da proposta aprovada, Aníbal Diniz. Nesse mercado específico, a Anatel vai considerar Oi, Claro, Telefônica, Algar e Copel como detentoras de Poder de Mercado Significativo, portanto sujeitas aos remédios competitivos. Ou seja, ofertas públicas de atacado e, a depender da região, ofertas modeladas à custo.

Essa consideração regional está relacionada à principal inovação do novo PGMC: a divisão dos municípios do país pelo nível com base no nível de competição existente. Ou seja, os 1) altamente competitivos e isentos de necessidade de aplicação de medidas assimétricas; 2) moderadamente competitivos, mas com a necessidade de medidas assimétricas mínimas; 3) pouco competitivos e sujeitos a medidas assimétricas mais ostensivas e 4) naturalmente não competitivos.

Na prática, significa que a agência deverá pesar mais as exigências nas 3,2 mil cidades brasileiras no grupo 3, as pouco competitivas. O novo PGMC prevê que nessas áreas as ofertas de atacado devem ser feitas com preços voltados à custo – ou seja, mesmo os entrantes devem ser capazes de replicar os preços de varejo quando as ofertas se valerem dos insumos envolvidos nos respectivos mercados específicos, que além dos backbones incluem infraestrutura passiva (dutos, etc), EILD, redes de acesso, roaming, interconexão fixa e móvel.

Além disso, aquelas empresas consideradas com PMS terão que ampliar a capacidade de interconexão pelo país. Originalmente a Anatel estudou a possibilidade de obrigar as PMS a interconectar todos os PTT-Metro gerenciados pelo NIC.br. A versão aprovada, porém, determina que a Superintendência de Competição avalie e indique quais serão os PTTs a serem conectados, tarefa que a agência espera concluir em até seis meses.

O novo PGMC também atualiza na agência o conceito de provedor de pequeno porte, que são dispensados de uma série de obrigações regulamentares, como a necessidade de manter call center, por exemplo. Até aqui os pequenos eram considerados os com menos de 50 mil clientes. A nova definição diz que provedor de pequeno porte é quem tem participação nacional inferior a 5% em cada mercado de varejo em que atua. O efeito prático da mudança, no entanto, ainda exige que esse conceito seja incorporado em atualizações dos diferentes regulamentos da agência.


Internet Móvel 3G 4G
Brasileiro usa cerca de 30 aplicativos nos smartphones

Os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular, o que coloca o País na 5ª posição mundial, atrás apenas da Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul. Os dados levaram em conta apenas os assinantes do Android.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G