TELECOM

Anatel rejeita pedidos de Société e Pharol para mudanças no conselho da Oi

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/06/2018 ... Convergência Digital

A Anatel negou nesta quinta, 28/6, dois pedidos, um do Société Mondiale, outro da Bratel, a subsidiária da Pharol, para mudanças no conselho de administração da Oi. Trata-se da continuação da queda de braço pelo controle da supertele, neste caso em recurso contra a constituição de um conselho transitório a partir da aprovação do plano de recuperação judicial, em dezembro de 2017.

O Société voltou a alegar que entre os credores que aprovaram o plano e que indicaram nomes está o fundo Aurelius, que por sua vez detém participação relevante na Nextel. Daí o pedido para que a Anatel modificasse a anuência dada ainda em janeiro para esse novo conselho de administração da Oi, sob alegação de participação cruzada, o que é vedado por lei.

O relator Emmanuel Campelo descartou o pedido de reconsideração por entender que não cabe à Anatel ir contra um movimento previsto no plano de recuperação que foi aprovado e homologado na Justiça. Além disso, lembrou que como ainda não houve efetivamente o aporte de capital que vai mudar a composição acionária da Oi, o Aurelius ainda não detém participação na Oi.

“A indicação dos novos membros partiu do próprio grupo Oi, a partir de seu diretor presidente, referendada pelos credores signatários do plano de recuperação judicial”, lembrou Campelo em seu voto, seguido pelos demais colegas do Conselho Diretor da agência.

Ele aponta em seguida que a denunciada participação societária relevante do Aurelius na Nextel está sendo tratada em processo específico. “A possível existência de controle vedado não interfere na presente análise posto que até o momento não houve transferência de controle da Oi”, concluiu o relator.

Na mesma reunião, o Conselho Diretor da Anatel também rejeitou o pedido feito pela Bratel/Pharol para negar a posse aqueles mesmos novos conselheiros indicados para o Conselho Transitório. A conclusão foi de que o processo perdeu seu objeto uma vez que a posse já foi materializada.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

Bloqueio de celular pirata será estendido a mais 10 estados

A partir de domingo, 23/9, quem tiver aparelho sem IMEI válido vai começar a receber mensagens de que o celular será bloqueado a partir de dezembro. Ativo em Goiás e no Distrito Federal desde fevereiro, sistema bloqueou cerca de 41 mil aparelhos.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G