INOVAÇÃO

STJ começa a usar inteligência artificial em processos

Convergência Digital* ... 14/06/2018 ... Convergência Digital

O Superior Tribunal de Justiça  iniciou nesta quinta, 14/6, a implantação de um projeto-piloto destinado a aplicar soluções de inteligência artificial nas rotinas relacionadas ao processo eletrônico. O primeiro uso é na classificação dos processos, mas a ideia é usar a IA para identificar casos com controvérsia idêntica ou nos quais possam ser aplicados os mesmos precedentes.

“O sistema foi elaborado pelo próprio tribunal por meio de softwares livres, sem custos. O projeto-piloto está em funcionamento na Secretaria Judiciária para automatização da definição do assunto do processo na classificação processual, uma das fases que antecede a distribuição. Posteriormente, também será utilizado para extração automática dos dispositivos legais apontados como violados (indexação legislativa)”, informa o STJ.

Uma comissão ficará encarregada de acompanhar o sistema em funcionamento, avaliar a aplicação das soluções de IA no fluxo processual do tribunal e estruturar a plataforma para que possa ser evoluída e ter sua aplicação ampliada. Classificação e indexação são as duas primeiras implantações. Mas com a implementação progressiva da IA serão possíveis a extração de dados relacionados a partes e advogados, a identificação de prevenções e o apoio à atividade de identificação de temas repetitivos.

A implantação da IA foi precedida de um sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), capaz de reconhecer texto em imagens. Segundo levantamento do Tribunal, das 300 mil páginas recebidas diariamente pelo STJ, apenas 17,5% contêm texto, ou seja, as demais peças precisam de conversão para texto. De acordo com os resultados iniciais do projeto, o percentual de acerto da leitura e classificação automática é de 86%, que vem sendo elevado gradativamente pelo aprendizado do sistema.

* Com informações do STJ


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Fintechs incubadas pelo BC já encontram negócios no sistema financeiro

Projetos selecionados pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas já estão em uso em instituições como Bradesco e há negociações com outras instituições.

FICO leva IA e machine learning para além da indústria financeira

Verticais como varejo, manufatura e telecomunicações já são usuárias da solução,revela o vice-presidente e diretor-geral da FICO para América Latina e Caribe, Alexandre Graff.

Seguradora HDI trabalha legado para pavimentar transformação digital

Seguradora instituiu um plano de jornada, com quatro anos de duração, para se adaptar à uma nova era digital, afirma a CIO da HDI, Denise Ciavatta.

Brasil fica longe da Inovação e acumula mais de 225 mil pedidos de patentes

Estudo produzido pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) adverte que o País só despenca no ranking global de inovação e, neste momento, ocupa a última posição. Governo e empresas privadas investem pouco e não assumem os riscos inerentes à Inovação.

Ministério da Economia quer privatizar o financiamento à inovação

Além das empresas estatais de TICs como Serpro, Dataprev, Telebras e Ceitec, lista da secretaria de desestatizações , comandada por Salim Mattar, inclui a Finep, agência de fomento do MCTIC, e o próprio BNDES.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G