INOVAÇÃO

STJ começa a usar inteligência artificial em processos

Convergência Digital* ... 14/06/2018 ... Convergência Digital

O Superior Tribunal de Justiça  iniciou nesta quinta, 14/6, a implantação de um projeto-piloto destinado a aplicar soluções de inteligência artificial nas rotinas relacionadas ao processo eletrônico. O primeiro uso é na classificação dos processos, mas a ideia é usar a IA para identificar casos com controvérsia idêntica ou nos quais possam ser aplicados os mesmos precedentes.

“O sistema foi elaborado pelo próprio tribunal por meio de softwares livres, sem custos. O projeto-piloto está em funcionamento na Secretaria Judiciária para automatização da definição do assunto do processo na classificação processual, uma das fases que antecede a distribuição. Posteriormente, também será utilizado para extração automática dos dispositivos legais apontados como violados (indexação legislativa)”, informa o STJ.

Uma comissão ficará encarregada de acompanhar o sistema em funcionamento, avaliar a aplicação das soluções de IA no fluxo processual do tribunal e estruturar a plataforma para que possa ser evoluída e ter sua aplicação ampliada. Classificação e indexação são as duas primeiras implantações. Mas com a implementação progressiva da IA serão possíveis a extração de dados relacionados a partes e advogados, a identificação de prevenções e o apoio à atividade de identificação de temas repetitivos.

A implantação da IA foi precedida de um sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), capaz de reconhecer texto em imagens. Segundo levantamento do Tribunal, das 300 mil páginas recebidas diariamente pelo STJ, apenas 17,5% contêm texto, ou seja, as demais peças precisam de conversão para texto. De acordo com os resultados iniciais do projeto, o percentual de acerto da leitura e classificação automática é de 86%, que vem sendo elevado gradativamente pelo aprendizado do sistema.

* Com informações do STJ


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Lei de Informática: MCTIC atualiza regras para aporte de verba de P&D

Resolução da Secretaria de Políticas Digitais aponta regras gerais e específicas para Instituições de Ensino e Pesquisa, Centros ou Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, além de Incubadoras.

Inovação: A luta para transformar uma ótima ideia em um produto no Brasil

Em 2017, o projeto Meu Guia, voltado para dar autonomia a atletas cegos, ficou em 2º lugar em competição internacional. Até agora, não saiu do papel, mas a ideia evoluiu para outro produto, o smart viber.

Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Com conceito amplo do que vale como inovação, programa batizado Cidades Inovadoras promete linhas de financiamento descentralizadas aos municípios.

FAPERJ prioriza quitação de dívidas com startups

Diretor de Tecnologia da entidade de pesquisa, Maurício Guedes, lamenta o fato de o Brasil não ter conseguido, até agora, estabelecer uma conexão entre a Academia e comunidade empresarial.

Inovação determinou um novo modelo mental na área de TI

Para Fábio Moraes, CIO da Aliansce Shopping Centers, que tem sobre o seu chapéu 31 shopping centers com mais de 6000 lojas, a TI catalisa a pressão pela inovação. "E nem sempre a Tecnologia é quem puxa", observa.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G