Home - Convergência Digital

Liga de futebol da Espanha usa celulares para espionar transmissão de jogos

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 12/06/2018

A liga de futebol da Espanha quer usar os celulares que rodam seu aplicativo para detectar transmissões de jogos que entende irregulares. Segundo relatos da imprensa europeia, a espionagem por meio dos smartphones revoltou torcedores e foi descoberta com a entrada em vigor do novo regulamento geral de proteção de dados da Europa, pois La Liga passou a pedir autorização para acessar os microfones dos aparelhos.

“La Liga tem a responsabilidade de proteger os clubes se seus torcedores da fraude na transmissão de partidas de futebol por parte de estabelecimentos públicos (hotéis, restaurantes, cafés, etc). Estas atividades fraudulentas sugerm uma perda anual estimada em 150 milhões de euros [cerca de R$ 650 milhões] para o futebol espanhol”, reagiu a entidade, em nota, com a publicidade do assunto.

“La Liga implantou uma nova funcionalidade no seu app oficial com o único objetivo de detectar estas transmissões fraudulentas, informando de maneira transparente e solicitando o consentimento de maneira expressa e específica, podendo os usuários prestar livremente”, completa ainda a entidade, explicando que afeta apenas a versão do aplicativo para sistemas Android e apenas na Espanha. Além do microfone, o app usa o sistema de GPS dos aparelhos.

Promete, porém, a entidade que “só ativará o microfone e o geoposiocionamento do dispositivo durante os horários de partidas em que atuem equipes  de La Liga” e que não vai acessar os “fragmentos de áudio captados pelo microfone” pois estes são “convertidos de forma automática em um código binário no próprio dispositivo” e que esse processo “não permite obter a gravação”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/05/2019
São Francisco proíbe polícia de usar reconhecimento facial

13/05/2019
Suprema Corte dos EUA processa Apple por monopólio na App Store

10/05/2019
Aplicativo da Previdência Social terá novos serviços

09/05/2019
Para STF, restrições e proibições a apps de transporte são inconstitucionais

07/05/2019
Comissão mista aprova texto que recria a autoridade nacional de dados

06/05/2019
Google promete ferramenta para mais privacidade na navegação

06/05/2019
Teles dos EUA são processadas por venderem geolocalização dos clientes

03/05/2019
Autoridade de dados será votada na terça, 7/5, com várias mudanças na MP

02/05/2019
Governo dos EUA quer comitê da privacidade no Facebook

26/04/2019
Uber teve prejuízo de 1 bilhão de dólares no primeiro trimestre

Destaques
Destaques

Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

Muitas instituições financeiras estão com a área de inovação trabalhando para entender como usar a Internet das Coisas em seus serviços, diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.

País ativa 2 milhões de chips 4G por mês

Primeiro trimestre do ano terminou com 136 milhões de acessos LTE ativos, ou praticamente 60% dos celulares em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site