TELECOM

Anatel diz que teles receberam combustível para manutenção das redes

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/05/2018 ... Convergência Digital

Em reunião na Câmara dos Deputados nesta terça, 29/5, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, foi questionado sobre a garantia de continuidade dos serviços de telecomunicações diante do desabastecimento generalizado por conta da greve dos caminhoneiros. Segundo ele, as estruturas críticas estão protegidas, as empresas abastecidas e até aqui não foi registrado nenhuma interrupção.

“O risco de interrupção é constante, daí a atenção máxima que demos em acompanhar os trabalhos do comitê de crise. Temos uma equipe significativa acompanhando. Até o momento não houve nenhuma interrupção”, afirmou Juarez Quadros durante audiência na comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. “Se a crise perdurar, temos que garantir o suprimento de setores prioritários de infraestrutura”, completou.

Durante o fim de semana, as operadoras de telecomunicações pediram prioridade para abastecimento de veículos usados na manutenção de redes e na proteção de infraestruturas críticas, bem como escolta de caminhões tanque até os reservatórios de grupos geradores usados em centrais telefônicas.

O presidente da Anatel procurou tranquilizar os parlamentares de que embora a situação seja delicada, pois não há como saber quando a distribuição será normalizada, estão sendo tomadas todas as precauções para garantir que não haja descontinuidade nos serviços.

“Temos pontos sensíveis no país inteiro, mas a agência controla os pontos críticos. Houve mobilização para garantir a distribuição de combustíveis e as empresas estão abastecidas”, insistiu Quadros. Ele disse que a equipe de acompanhamento foi dobrada e que além do contato com o comitê de crise junto ao Ministério da Defesa, escritórios regionais fazem parte daqueles criados em nível estadual.

Em essência ele lembrou sobre a duplicidade de redes que garante contingencias. Nesse sentido, foi garantido abastecimento de diesel para os grupos geradores que garantem a contingência de infraestruturas críticas. Além disso, há dupla redundância em centrais de roteamento e interconexão internacional.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Intervozes quer que Anatel torne pública proposta para o novo PGMU

Entidade alega que o texto com as metas de universalização da telefonia que foi à consulta pública é de 2014 e que desde então podem ter ocorrido mudanças sem o conhecimento da sociedade.

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G