GOVERNO » Política Industrial

BNDES anuncia três linhas para financiar internet das coisas

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/05/2018 ... Convergência Digital

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou nesta quinta, 24/5, durante o Painel Telebrasil 2018, que a partir de junho começam a funcionar três linhas de financiamento voltadas à internet das coisas. Trata-se de uma chamada pública para projetos via consórcios, venture capital e outro de investidor-anjo para alcançar empresas menores.

“Temos um conjunto de ações voltadas para financiamento de startups, aí mais para o lado do capital de risco. Estamos com cerca de 14 fundos com R$ 500 milhões para investir. Muito em breve o Banco vai lançar uma ação voltada para capital anjo, ou seja, empresas muito pequenas. E recentemente lançamos um fundo de venture debt com potencial de retorno do resultado positivo para o fundo”, explica o gerente da área de indústrias de TICs do BNDES, Ricardo Rivera.

Segundo ele, o BNDES quer apoiar tanto demanda quanto oferta de IoT. “A gente vai lançar já no mês que vem uma chamada para projetos piloto de IoT nas verticais selecionadas para atender os objetivos estratégicos do plano. É importante o ecossistema já se mobilizar pensando em formar consórcios com usuários, fornecedores de tecnologias e startups para a apresentação de projetos, que terá um período curto por conta do calendário 2018.” Assistam a entrevista com Ricardo Rivera.


Serpro repudia acusação de venda de dados pessoais

Estatal diz nunca ter repassado conteúdo ao site 'Consulta Pública', 'congelado' por uma ação do MPF do Distrito Federal. Sustenta ainda que não vende 'secretamente' dados de pessoas naturais ou jurídicas.

Apps de e-gov não pedem consentimento e coletam mais dados do que precisam

Segundo estudo do InternetLab com aplicativos federais e de São Paulo, nenhum dos aplicativos pede consentimento expresso e metade não possui qualquer política de privacidade.

Anac autoriza Secretaria de Patrimônio da União usar drones para fiscalização

Licitação para a compra de equipamentos pelo governo deverá acontecer a partir do final de maio. Drones vão ser usados para fiscalizar uso irregular de áreas de praia, margens de rios, terrenos de marinha e espelhos d'água, dentre outros bens públicos de propriedade da União.

CDES quer prioridade para proteção de dados e transformação digital

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) recomendou ao governo que garanta dotação orçamentária adequada e mecanismos de acompanhamento da digitalização do setor público.

Serpro estuda redução de jornada para cobrir eventual reoneração da folha

Informação veio através de comunicado da diretoria da empresa no Rio de Janeiro, que alega que a folha de pagamentos já alcança 70% da receita líquida e não teria como voltar a assumir um aumento de 20% na tributação pela folha.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G