TELECOM

Anatel: Cobertura de satélite para no Tratado de Tordesilhas

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/05/2018 ... Convergência Digital

Operadoras do segmento satelital que atuam no Brasil estão em pé-de-guerra com a estratégia governamental de oferta de banda larga via satélite, por meio do satétite geoestácionário, controlado pela Telebras. Mas como pontuou o presidente da Anatel durante o Painel Telebrasil 2018, nesta quarta-feira, 23/05, ainda é muito restrita a oferta privada de capacidade para além dos limites do Tratado de Tordesilhas.

“Parece que ainda vivemos sob o Tratado de Tordesilhas. A cobertura via satélite só avança muito paulatinamente para a esquerda dessa linha imaginária. Mesmo no caso de um novo satélite de uma grande operadora que vai entrar em órbita agora ainda não atenderá estados como Mato Grosso, Amazonas ou Acre. E não só atendimento doméstico. No interior, entre os produtores rurais, existe uma grande demanda ligada a produção, à criação de gado, soja. Mesmo na Bahia produções isoladas de tabaco, por exemplo, não conseguem acesso via satélite”, destacou Quadros.

O tema é atual porque empresas desse segmento foram à Justiça questionar o acordo da Telebras com a americana Viasat para oferta de conectividade dentro dos programas de inclusão digital. As empresas reclamam que o acerto direto feriu a competição. Mas a Telebras alega algo muito parecido com o que apontou o presidente da Anatel: o setor privado não é capaz de entregar banda larga satelital para Oeste da linha do Tratado de Tordesilhas.

“Hoje temos 44 satélites sobre o Brasil, tantos os de empresas sediadas como não sediadas no Brasil. Os de nova geração ainda são poucos, só agora começa a ser usada a banda Ka que é mais adequada ao atendimento de banda larga onde não dá para chegar com fibra óptica. Em função da concentração econômica no litoral e no máximo no Centro Oeste até Brasília, os satélites cobrem plenamente essa área. Mas à medida que a gente vai mais a oeste do país, mesmo a segunda leva de satélites de nova geração ainda não irá levar a banda Ka”, insistiu Quadros. Assistam a entrevista com o presidente da Anatel, Juarez Quadros.


Internet Móvel 3G 4G
TVs defendem migração da banda C para Ku e calculam custo em R$ 2,9 bilhões

Abratel, que representa Record e Rede TV!, apresentou formalmente à Anatel uma proposta de migração das transmissões como forma de evitar a interferência do uso da faixa de 2,5 GHz nas antenas parabólicas.  

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Força-tarefa da Anatel interrompe 25 emissoras clandestinas em São Paulo

Operação estava interferindo no controle de tráfego aéreo do aeroporto de Guarulhos. Também foram desmantelados 20 pontos onde a energia elétrica que alimentava os equipamentos de transmissão era furtada, com apreensão de cerca de uma tonelada de cabos de energia, em conjunto com a distribuidora local.

Prazo para questionar serviço não contratado de telefonia é dez anos

Superior Tribunal de Justiça entendeu que se aplica o artigo 205 do Código Civil. Seguindo o voto do relator, ministro Og Fernandes, a Corte aplicou ao caso o entendimento que resultou na Súmula 412 para as tarifas de água e esgoto.

Juiz manda CVM investigar compra e venda de ações da Oi

O juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, afirma na ordem encaminhada à Autarquia Federal que é 'preciso que se tentha conhecimento de toda e qualquer forma de capitação especulativa".

Procon-SP multa Sky em R$ 2,9 milhões por publicidade enganosa

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a operadora também efetuou cobranças de taxas de licenciamento do software, segurança de acesso e de locação de ponto adicional que são ações proíbidas pela Anatel.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G