TELECOM

Europa diz que ofertas de telecom online ferem regras do consumidor

Convergência Digital ... 21/05/2018 ... Convergência Digital

A Comissão Europeia fez um levantamento sobre as ofertas de serviços de telecomunicações pela internet e sustenta que em 78% delas houve desrespeito à legislação do bloco. O braço de Justiça e direitos do consumidor da Comissão quer que as autoridades nacionais aprofundem investigações para enquadrar os responsáveis.

“Os consumidores usam seus celulares ou internet todos os dias e deveriam ser capazes de confiar nesses serviços. Esse levantamento confirma, no entanto, que websites estão vendendo esses serviços enganando os consumidores com anúncios de falsos descontos ou não provendo toda a informação necessária para uma escolha informada”, disparou a comissária Vera Jourova.

Ela se vale de um primeiro levantamento com 207 ofertas via internet para contratação de serviços fixos, móveis ou de vídeo por todos os mercados Europeus. Dessas, 163 tinham problemas. Pelo menos metade infringe as regras com descontos enganosos, especialmente na venda de combos onde apenas alguma parcela é “gratuita”.

Diz ainda o levantamento que quase 80% dessas 163 falham no detalhamento de como resolver conflitos, enquanto pelo menos 32% oferecem descrições inadequadas sobre como o usuário deve proceder para cancelamento no caso de mudanças contratuais. Em 25% as ofertas falharam em garantir informações claras sobre devoluções e compensações.



Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Intervozes quer que Anatel torne pública proposta para o novo PGMU

Entidade alega que o texto com as metas de universalização da telefonia que foi à consulta pública é de 2014 e que desde então podem ter ocorrido mudanças sem o conhecimento da sociedade.

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G