TELECOM

Europa diz que ofertas de telecom online ferem regras do consumidor

Convergência Digital ... 21/05/2018 ... Convergência Digital

A Comissão Europeia fez um levantamento sobre as ofertas de serviços de telecomunicações pela internet e sustenta que em 78% delas houve desrespeito à legislação do bloco. O braço de Justiça e direitos do consumidor da Comissão quer que as autoridades nacionais aprofundem investigações para enquadrar os responsáveis.

“Os consumidores usam seus celulares ou internet todos os dias e deveriam ser capazes de confiar nesses serviços. Esse levantamento confirma, no entanto, que websites estão vendendo esses serviços enganando os consumidores com anúncios de falsos descontos ou não provendo toda a informação necessária para uma escolha informada”, disparou a comissária Vera Jourova.

Ela se vale de um primeiro levantamento com 207 ofertas via internet para contratação de serviços fixos, móveis ou de vídeo por todos os mercados Europeus. Dessas, 163 tinham problemas. Pelo menos metade infringe as regras com descontos enganosos, especialmente na venda de combos onde apenas alguma parcela é “gratuita”.

Diz ainda o levantamento que quase 80% dessas 163 falham no detalhamento de como resolver conflitos, enquanto pelo menos 32% oferecem descrições inadequadas sobre como o usuário deve proceder para cancelamento no caso de mudanças contratuais. Em 25% as ofertas falharam em garantir informações claras sobre devoluções e compensações.



Anteprojeto que muda Fust e Fistel chega ao MCTIC

Anatel encaminhou a proposta como sugestão de uso dos recursos e redução de taxas incidentes sobre a internet das coisas. Mas teles questionam contas.

Teles reduzem índice de queixas dos usuários. Pós-pago foi o mais reclamado

Reclamações contra os serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e banda larga caíram 15,6% no primeiro semestre, de acordo com dados da Anatel. Mas com o impulso do 4G, o celular pós-pago, por conta da cobrança dos pacotes, foi o mais reclamado em junho.

Prejuízo acelera processo de venda da Nextel Brasil

Controladora da operadora, NII Holdings, amargou um prejuízo de US$ 20 milhões, ou R$ 80 milhões, no segundo trimestre. Rumores dão conta que TIM e Telefônica/Vivo disputariam o ativo.

Fundos americanos já concentram 26% da Oi

Depois do York e do Goldentree, operadora informou ao mercado que o fundo Solus ficou com 9,71% do capital. BNDES perdeu participação.

Oi chama ex-presidente da TIM para novo Conselho de Administração

Além dos atuais seis integrantes do conselho transitório, proposta traz mais cinco nomes ao novo conselho, entre eles Rodrigo Abreu, ex-TIM e, hoje, na Quod.

TIM não vai repassar ao cliente custo de contrato com WhatsApp Business

Operadora foi a primeira a fechar um acordo comercial para uso da ferramenta da OTT no Brasil e, neste momento, não vai cobrar dos clientes pelo uso do canal de relacionamento.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G