TELECOM

Europa diz que ofertas de telecom online ferem regras do consumidor

Convergência Digital ... 21/05/2018 ... Convergência Digital

A Comissão Europeia fez um levantamento sobre as ofertas de serviços de telecomunicações pela internet e sustenta que em 78% delas houve desrespeito à legislação do bloco. O braço de Justiça e direitos do consumidor da Comissão quer que as autoridades nacionais aprofundem investigações para enquadrar os responsáveis.

“Os consumidores usam seus celulares ou internet todos os dias e deveriam ser capazes de confiar nesses serviços. Esse levantamento confirma, no entanto, que websites estão vendendo esses serviços enganando os consumidores com anúncios de falsos descontos ou não provendo toda a informação necessária para uma escolha informada”, disparou a comissária Vera Jourova.

Ela se vale de um primeiro levantamento com 207 ofertas via internet para contratação de serviços fixos, móveis ou de vídeo por todos os mercados Europeus. Dessas, 163 tinham problemas. Pelo menos metade infringe as regras com descontos enganosos, especialmente na venda de combos onde apenas alguma parcela é “gratuita”.

Diz ainda o levantamento que quase 80% dessas 163 falham no detalhamento de como resolver conflitos, enquanto pelo menos 32% oferecem descrições inadequadas sobre como o usuário deve proceder para cancelamento no caso de mudanças contratuais. Em 25% as ofertas falharam em garantir informações claras sobre devoluções e compensações.



Banda larga patina no Brasil por falta de recursos para a infraestrutura

Um estudo elaborado pela consultoria Oliver Wyman,  sustenta a obsolescência da telefonia fixa e a necessidade de maiores investimentos em banda larga. Defende ainda que o momento é o de revisar o modelo de Telecomunicações.

Megaoperação de fiscalização da Anatel impede a venda de 25 mil equipamentos irregulares

Operação aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de maio, em sete estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia.

Europa costura legislação mais leve para telecom em troca de investimentos

Segundo a agência Reuters, parlamentares e governos do bloco fecharam acordo informal para o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas, com metas de aprovação no Parlamento Europeu ainda no início de junho.

TV por assinatura: Oi fica cada vez mais perto da Vivo

Mercado segue com sangria de assinantes e fechou abril com 17,97 milhões de contratos ativos. Na briga das operadoras, Grupo Claro tem larga vantagem sobre a Sky/AT&T na disputa pela liderança.

Proposta da Anatel reduz alíquota do Fistel a zero e amplia uso do Fust

Minuta de projeto de lei apresentada com o plano estrutural de redes eleva o fundo de universalização de 1% para 3% da receita e obriga o uso dos recursos em telecom, informou o conselheiro da agência reguladora, Aníbal Diniz.

Eurico Teles: Oi mostrou que não estava morta

Ao falar no Painel Telebrasil 2018, o presidente da companhia sustentou que a tele vai recuperar seu patamar no mercdo. E brincou com o presidente da TIM: “O Stefano vai voltar a se interessar’.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G