INTERNET

Senado dos EUA aprova ato que mantém regras de neutralidade de rede

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/05/2018 ... Convergência Digital

Com até mais votos que o previsto, o Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta, 16/5, a revisão da norma da FCC que acaba com as obrigações de neutralidade de rede nas conexões internet. Mas em que pese a conversão de três Republicanos, é pequena a chance do placar favorável se repetir na Câmara. E muito menos de a medida sobreviver a um eventual veto de Donald Trump.

A vitória, porém, é um marco político. Além de todos os Democratas, os votos favoráveis de duas senadoras e um senador Republicano fizeram do placar de 52 a 49 até maior que o esperado. Mas a folga governista entre os Representantes é maior. E o assunto claramente ganhou coloração partidária nos Estados Unidos. O presidente da FCC de Trump, Ajit Pai, repete sem parar que as novas regras derrubam o caráter intervencionista do governo Barack Obama.

O movimento pró-neutralidade se valeu de um dispositivo legal dos Estados Unidos, o Congressional Review Act, que permite ao parlamento modificar decisões administrativas de agências governamentais por maioria simples. Seus defensores torcem para que o tema ganhe força política suficiente para ser aprovado pelos deputados – no que também ajudam os 22 dos estados americanos que foram à Justiça contra a FCC.

Entre os analistas americanos, no entanto, a principal aposta é de que o ato não chegará sequer a ser votado na Câmara de Representantes. Enquanto isso, Ajit Pai marcou para 11 de junho próximo a entrada em vigor das regras aprovadas também em caráter partidário, pela maioria de 3 a 2 entre os comissários da agência de telecom dos EUA.



Credores da livraria Cultura aprovam venda do sebo online Estante Virtual

Em recuperação judicial, Cultura espera arrecadar R$ 44 milhões com o site comprado pelo grupo em 2017. 

Wi-Fi Alliance disponibiliza certificação para o Wi-Fi 6

O 802.11ax ou Wi-Fi 6 promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração da bateria para dispositivos conectados por Wi-Fi 6 e protocolos de segurança.

Google vai pagar 1 bi de euros ao governo da França

O Google aceitou pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos, acordo que pode criar um precedente legal para outras grandes empresas de tecnologia no país.

Internet pirata é atividade clandestina de telecomunicações

Decisão do Superior Tribunal de Justiça reafirma que fornecer Internet via rádio sem autorização da Anatel é atividade clandestina. O STJ rejeitou a tese que o equipamento era usado para comunicação restrita.

AbraHosting: ISPs tenham cuidado com os termos de uso do Microsoft SQL Server Web Edition

Entidade diz que a versão chega a custar até 17 vezes menos que uma versão Core Standard, mas que há vetos de uso significativos pela Microsoft e que estão causando penalidades aos usuários.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G