Home - Convergência Digital

São Paulo terá curso de graduação para formar profissional 4.0

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 09/05/2018

A Tata Consultancy Services (TCS), fornecedora de soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, lançou um curso de graduação de Design de Mídias Digitais, em parceria com o Centro Paula Souza – autarquia do Governo do Estado de São Paulo, que administra, entre outras coisas, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e a Escolas Técnicas estaduais (Etecs). O curso terá duração de três anos e a primeira turma iniciará em agosto desse ano, na Fatec Barueri.

Os especialistas da TCS, em parceria com os educadores da Fatec, realizaram a estruturação da grade curricular do curso e acompanharão a evolução dos estudantes. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 08/05 e vão até o dia 08/06. Os interessados podem se inscrever por meio do endereço: www.vestibularfatec.com.br. As provas serão realizadas no dia 01/07.

O objetivo da iniciativa é formar o profissional do futuro, pertencente à era do Business 4.0 (Inteligente, Agile, Automatizado e na Nuvem) - onde o digital passa a ser uma realidade em todos os setores de uma empresa -,  ao propiciar uma qualificação pioneira que reúne competências diversas no mesmo curso. Os alunos terão conhecimento em programação, marketing digital, desenvolvimento de sistemas multimídia e mídias digitais, segurança da informação e análise de dados, além de planejamento estratégico, pensamento crítico e gerenciamento de marcas.

A TCS possui, desde 2015, uma parceria com o Centro Paula Souza em que realiza workshops e palestras para os estudantes das unidades de Carapicuíba e Barueri, de forma a abordar diversos temas das áreas STEM (em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e auxiliar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

“Os estudantes de hoje serão os profissionais da era Business 4.0 e precisam estar prontos para vivenciar o Digital em todas as áreas de atuação. Conceitos como automação, analytics, big data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial já são uma realidade e, por isso, a TCS se preocupa em investir no talento local para capacitar a mão de obra especializada do futuro”, explica Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil.

Para Parameswaran, Head de Recursos Humanos da TCS Brasil, esse curso vai desenvolver um profissional único e necessário para o mercado. “A formação de profissionais completos, com todas as qualificações necessárias para estarem prontos para o mercado, é uma das prioridades da TCS. Temos diversos estagiários, jovens aprendizes e profissionais identificados por meio de parceria com a Fatec. Portanto, sabemos exatamente os elementos que formam o profissional ideal e estamos muito satisfeitos com o lançamento deste curso já que, até então, não havia nada similar e que proporcionasse qualificação completa”.

“O curso foi desenhado para formar um profissional cujo perfil é praticamente inédito no mercado, por isso a colaboração de especialistas da empresa foi muito importante”, explica o coordenador de projetos da Unidade de Ensino Superior e de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza, César Fernandes. “É um tecnólogo que vai ter conhecimento total do processo de criação e administração de mídias digitais.”

“Quando determinada empresa monta uma estrutura de mídia digital, para vendas, publicidade ou relacionamento com o cliente, necessita de uma equipe grande, formada por profissionais de áreas como jornalismo, publicidade, administração, design e tecnologia da informação”, analisa o coordenador do curso, Jadir Mendonça Júnior. "São pessoas com formações distintas, que trabalham em universos e linguagens muito distintas. A comunicação entre eles nem sempre é eficiente o bastante para atingir os objetivos do projeto. Nossa proposta é formar o tecnólogo que tenha a visão do todo, que entenda as várias etapas do desenvolvimento e possa analisar conteúdo e resultados”, avalia Mendonça.

Serviço

Inscrições para o processo seletivo: 08/05/2018 até o dia 08/06/2018

Endereço: www.vestibularfatec.com.br

Data da prova: 01/07/2018

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/07/2018
Venda de TVs dispara, mas celulares dominam faturamento de eletrônicos

03/07/2018
Brasil perdeu o direito de errar com a formação dos jovens

05/06/2018
China investiga cartel de chips DRAM liderado pela Samsung

05/06/2018
Televisores mantém indústria de eletrônicos em alta, diz IBGE

09/05/2018
São Paulo terá curso de graduação para formar profissional 4.0

24/04/2018
Sem Governo ativo, Brasil ficará longe da indústria 4.0

11/04/2018
Indústria 4.0 desafia o setor de Telecomunicações

12/03/2018
Indústria de eletroeletrônicos cresce 17,4% em janeiro

14/12/2017
Conectividade e mão de obra são maiores obstáculos do Brasil à indústria 4.0

07/11/2017
Venda de televisores empurra indústria de eletrônicos

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

'Jogo de cintura' não é balela. É sobrevivência

Mas toda flexibilidade exige limite. Um profissional precisa ter uma meta, um plano de carreira bem claro. A inflexibilidade também tem um custo para o profissional que se recusa a ver os novos tempos.

Funcionários brasileiros burlam regras de segurança de TI por software e apps

Justificativas para a quebra da hierarquia são variáveis, entre elas desponta 'porque os software baixados são melhores do que o que a minha empresa oferecia". No Brasil, boa parte não entende o efeito da Inteligência Artificial.

Brasileiro revela pavor de perder o emprego

Estudo da Confederação Nacional da Indústria mostra que os profissionais brasileiros nunca ficaram tão preocupados com o emprego quanto agora. Sentimento cresce entre os homens, mas são as mulheres as mais assustadas com a possibilidade de demissões.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site