INTERNET

NIC.br lança cartilha com vacinas contra “fake news”

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/05/2018 ... Convergência Digital

O NIC.br, braço operacional do Comitê Gestor da Intenet no Brasil lançou uma cartilha com orientações sobre como lidar com conteúdo enganoso na rede, notícias falsas ou fake news, ou hoaxes, como também já foi chamado. Elaborado pelo centro de estudos e resposta a incidentes (Cert.br), sugere cuidados básicos para evitar a disseminação dos boatos.

“Os boatos circulam na Internet há muito tempo e o CERT.br tem alertado para os cuidados e a prevenção desde o início, quando ainda eram conhecidos como hoaxes e circulavam majoritariamente por e-mail. A expansão do acesso à internet, naturalmente, gerou maior alcance, e hoje informações falsas circulam também com rapidez por redes sociais e grupos de mensagens”, lembra a gerente do Cert.br, Cristine Hoepers.

A efervescência do tema levou o Cert.br a atualizar sua cartilha de segurança com um fascículo específico para os conteúdos enganosos. “Boatos espalham desinformação, reforçam crenças erradas, distraem de assuntos importantes e podem influenciar negativamente as opiniões”, ressalta o manual, ao lembrar que quem repassa boatos pode ser responsabilizado, passa vergonha e perde credibilidade.

“Nunca foi tão fácil criar conteúdos e emitir opiniões. Entretanto, o excesso de informações, a velocidade com que elas se espalham, a impossibilidade de checar todas elas, o medo de estar ‘por fora’ e o impulso em confiar no que conhecidos compartilham tornaram a internet um ambiente propício para a multiplicação de boatos”, reconhece a cartilha. Mas bom senso, observação, atenção a detalhes e confirmar a origem da informação são vacinas valiosas contra tal epidemia.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Sem nova lei, Justiça condena deputado a indenizar em R$ 50 mil por fake news

Por vídeo com acusações falsas a ex-presidente do PT em Ubatuba (SP), de 2018, Alexandre Frota (PSDB-SP) terá também que se retratar em suas redes sociais. 

Mastercard calcula alta de 75% nas vendas pela internet em maio

Média desde março é de crescimento de 48% – mais que o triplo do trimestre anterior, quando foi 14%. 

CGI.br renova quadro de conselheiros pelos próximos três anos

Processo eleitoral seleciona os 11 representantes das empresas, terceiro setor e academia. Outras 9 vagas são do governo e uma de notório saber. 

MP estuda como combater fake news em redes sociais durante campanhas

No Rio de Janeiro, 200 promotores eleitorais realizaram workshop para atuação judicial e extrajudicial contra desinformação na internet. 

Silvio Meira: Fake News não vai acabar tão cedo no Brasil e no mundo

Ao participar do Convergência Digital em Pauta, o cientista, professor e empreendedor, Silvio Meira, foi taxativo:  a fake news combina ilusão com analfabetismo digital e só vai desaparecer quando o mundo for propriedade dos 100% digitais.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G