INCLUSÃO DIGITAL

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/04/2018 ... Convergência Digital

Segundo o IBGE, a internet era acessível em 70% dos 69 milhões de domicílios brasileiros ao final de 2017. Um salto considerável de sete pontos percentuais em apenas um ano. E em grande medida graças ao crescimento do uso de telefones celulares como instrumento de acesso à rede, para 69% dos lares, além dos novos aparelhos de televisão.

Os dados da PNAD divulgados nesta quinta-feira, 26/4, mostram que a quantidade de domicílios com celulares chegou a 92,7%, sendo que o uso desses aparelhos como forma de conectividade passou de 60,3% para 69% dos lares entre 2016 e 2017. Os microcomputadores, antes forma de acesso à internet em 40,1% dos lares, caíram para 38,8%. Enquanto os tablets recuaram de 12,1% para 10,5%.

Foram superados pelos aparelhos de TV. Segundo a pesquisa, enquanto em 2016 as smart tvs eram usadas para conexão à internet em 7,7% dos domicílios do país, ao fim do ano passado elas já eram forma de acesso em 10,6% dos lares. Um  movimento que segundoo IBGE está diretamente ligado ao desligamento dos sinais analógicos e a transição para a TV Digital.

“Com a mudança do sinal analógico para o digital, as pessoas trocaram a TV de tubo pelas smart tvs, e as pessoas passaram a usar mais a tv para acessar a internet, principalmente para assistir filmes, assim como o celular”, aponta a gerente da PNAD Contínua, Maria Lucia Vieira. Segundo ela, em um ano cresceu em 2,5 milhões o total de domicílios com TVs de tela fina (chegando a 57,1% do total), enquanto caiu em 2,9 milhões a quantidade daqueles com TV de tubo.

Mantendo a tendência, o crescimento de lares com celular foi acompanhado por nova queda naqueles com telefone fixo, de 34,5% para 32,1%. De acordo com o  IBGE a redução se deu “em todas as regiões, com destaque para o Sudeste (de 50,0% para 47,0%)”. Já o percentual de domicílios onde havia computador, inclusive portáteis, recuou de 46,2% para 44,0%, nesse período. Todas as regiões tiveram queda nessa proporção.


Carreira
Google terá treinamento gratuito para desenvolvimento Web em open source

O AMP, abreviação de Accelerated Mobile Pages, é uma iniciativa de código aberto que visa tornar a web melhor para todos. Iniciativa acontece em São Paulo e vai reunir desenvolvedores, especialistas em TI e CTOs.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Via Direta recorre e diz que STF legitimou ‘escândalo’ entre Telebras/Viasat

Empresa do Amazonas disparou contra o STF.  "Ao permitir o funcionamento do SGDC, Vossa Excelência(referindo-se a ministra Carmen Lúcia) legitimou o maior escândalo das telecomunicações de toda história brasileira”, escreveu na petição, o dono da Via Direta, Ronaldo Tiradentes.

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Empresa anunciou que vai desativar a unidade que construiu o Aquila, o veículo não tripulado do tamanho de um Boeing 737 que prometia irradiar internet. Rival Google ficou sozinha com o projeto Loon, de balões para a Internet.

TV Digital: Sobras de recursos devem comprar mais conversores

Estimativas são de que haverá disponível cerca de R$ 600 milhões dos R$ 3,6 bilhões que o leilão da faixa de 700 MHz destinou à TV Digital, suficiente para comprar cerca de 3 milhões de novos kits.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

Hughes vai ofertar banda larga via satélite em mais 1000 cidades no Brasil

Cobertura servirá para os Estados do Amapá, Amazonas e Rondônia. Serviço será vendido a partir do terceiro trimestre. Velocidades de acesso estão entre 10 Mbps e 25 Mbps.

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Segundo a nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, avanço foi especialmente puxado por municípios do Nordeste e com até 100 mil habitantes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G