INCLUSÃO DIGITAL

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/04/2018 ... Convergência Digital

Segundo o IBGE, a internet era acessível em 70% dos 69 milhões de domicílios brasileiros ao final de 2017. Um salto considerável de sete pontos percentuais em apenas um ano. E em grande medida graças ao crescimento do uso de telefones celulares como instrumento de acesso à rede, para 69% dos lares, além dos novos aparelhos de televisão.

Os dados da PNAD divulgados nesta quinta-feira, 26/4, mostram que a quantidade de domicílios com celulares chegou a 92,7%, sendo que o uso desses aparelhos como forma de conectividade passou de 60,3% para 69% dos lares entre 2016 e 2017. Os microcomputadores, antes forma de acesso à internet em 40,1% dos lares, caíram para 38,8%. Enquanto os tablets recuaram de 12,1% para 10,5%.

Foram superados pelos aparelhos de TV. Segundo a pesquisa, enquanto em 2016 as smart tvs eram usadas para conexão à internet em 7,7% dos domicílios do país, ao fim do ano passado elas já eram forma de acesso em 10,6% dos lares. Um  movimento que segundoo IBGE está diretamente ligado ao desligamento dos sinais analógicos e a transição para a TV Digital.

“Com a mudança do sinal analógico para o digital, as pessoas trocaram a TV de tubo pelas smart tvs, e as pessoas passaram a usar mais a tv para acessar a internet, principalmente para assistir filmes, assim como o celular”, aponta a gerente da PNAD Contínua, Maria Lucia Vieira. Segundo ela, em um ano cresceu em 2,5 milhões o total de domicílios com TVs de tela fina (chegando a 57,1% do total), enquanto caiu em 2,9 milhões a quantidade daqueles com TV de tubo.

Mantendo a tendência, o crescimento de lares com celular foi acompanhado por nova queda naqueles com telefone fixo, de 34,5% para 32,1%. De acordo com o  IBGE a redução se deu “em todas as regiões, com destaque para o Sudeste (de 50,0% para 47,0%)”. Já o percentual de domicílios onde havia computador, inclusive portáteis, recuou de 46,2% para 44,0%, nesse período. Todas as regiões tiveram queda nessa proporção.


Carreira
Argentina cria Escola de Cobol para formar novos profissionais

Iniciativa foi conduzida pelo HSBC Argentina e pela Stefanini. "Existe uma demanda no sistema financeiro por profissionais treinados em tecnologias mais antigas como o COBOL. Recrutar esse tipo de perfil tornou-se um grande desafio para a indústria", aponta Fabio Venditti, head de core banking da instituição financeira.

Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Governo costura uma agenda de ações para massificar o acesso à conectividade no Brasil, entre elas está a revisão do fomento para as cidades inteligentes, revela o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Política governamental será debatida no Brasscom TecFórum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília.

Embratel instala 15 mil novos hotspots gratuitos de Wi-Fi em Pernambuco

Operadora explica que serão 12500 pontos Wi-Fi instalados em órgãos do governo do Estado e aproximadmente 3000 direcionados para praças e locais públicos. Iniciativa faz parte do programa Pernambuco Conectado, que tem investimentos previstos de R$ 180 milhões.

Para Cade, não houve abuso das teles em questionar contrato da Telebras

Estatal acusou Sindisat, Sinditelebrasil e a amazonense Via Direta de ligitância de má-fé nas disputas judiciais pelo uso do satélite nacional. Para órgão antitruste, aões não eram infundadas.

Anatel empurra para abril decisão sobre uso das sobras da TV Digital

Grupo com teles, TVs, governo e agência tem até aqui três propostas distintas de como aplicar os estimados R$ 877 milhões.

Renegociação dobra fatia da Telebras em acordo com Viasat

“Aparentemente a negociação foi conseguida e vamos analisar a proposta em pouquíssimo tempo. Temos toda a pressa para permitir que o satélite seja eficaz”, afirma o ministro do TCU, Benjamin Zymler.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G