SEGURANÇA

Botnets continuam hospedadas e ativas em cinco países da América Latina

Luiz Queiroz* ... 17/04/2018 ... Convergência Digital

Relatório sobre ameaças no ciberespaço divulgado pela CenturyLink - o segundo maior provedor de comunicações dos Estados Unidos para clientes corporativos globais, em mais de 60 países - aponta para o crescimento das botnets. De acordo com a empresa, na América Latina, os cinco principais países que hospedam a maioria dos servidores de comando e controle (C2s), que controlam as botnets, são Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile. Eles registram o maior volume de tráfego de internet malicioso em 2017.

Outros países com infraestruturas robustas de comunicação também forneceram inadvertidamente largura de banda para ataques IoT DDoS, e acabaram por ser algumas das maiores vítimas em volume de ataques de comando. Os cinco principais países em tráfego de ataques bot são Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia e Reino Unido.

O malware "Mirai" e suas variações têm sido o foco de coberturas consistentes na mídia, mas em 2017 os Laboratórios de Pesquisas sobre Ameaças da CenturyLink testemunharam ataques "Gafgyt", afetando mais vítimas com ataques notavelmente mais longos.

A CenturyLink coleta 114 bilhões de registros de NetFlow todos os dias, capturando mais de 1.3 bilhão de ocorrências de segurança diariamente e monitorando 5.000 servidores C2 conhecidos de forma contínua. Responde e mitiga, cerca de 120 ataques DDoS por dia e remove aproximadamente 40 redes C2 por mês.

O relatório e os alertas da CenturyLink sobre ataques são provenientes de um dos maiores backbones IP do mundo, uma infraestrutura crítica que apoia todas as operações globais da empresa, e asseguram o seu conjunto completo de soluções de segurança, incluindo detecção de ameaças, monitoramento seguro de registros, mitigação DDoS e soluções de segurança baseadas em rede.

Para ter acesso ao relatório clique nesse Link.

*Com informações da CenturyLink.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
No combate aos crimes, a fusão do ciber e do real

A integração Cibernética (virtual) e Física é essencial para vincular atividades criminais aos suspeitos reais no mundo físico (real). A Tecnologia é meio dessa união.

Mais de 30 mil ciberataques são detectados em golpe ao WhatsApp no Brasil

Uma falsa promoção oferece R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos por conta do suposto aniversário da OTT de mensagens.

Vazamento de dados de até 500 mil contas enterra de vez a rede social Google+

Criada há sete anos para ser a concorrente do Facebook, o Google+ nunca decolou. Agora, com o anúncio de um vazamento de até 500 mil contas de usuários, a Alphabet, dona do Google, decidiu fechar o caixão e evitar um estrago semelhante ao vivido pelo rival Facebook. Sete anos depois, o Google+ está descontinuada.

Guerra cibernética: Reino Unido acusa a Rússia de usar hackers para desestabilizar o mundo

Tendo como base trabalhos do Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC), o Reino Unido acusa a Rússia e a sua inteligência militar de estarem por trás dos ataques BadRabbit e à Agência Mundial Antidoping de 2016.

Facebook vive pesadelo e admite violação que afetou 50 milhões de contas

2018 não está sendo nada fácil para a rede social. Nesta sexta-feira, o Facebook admitiu uma violação de segurança que afetou cerca de 50 milhões de contas de usuários. Hoje a rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G