Home - Convergência Digital

Cidade catarinense dá desconto para quem pagar IPTU pelo celular

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 26/03/2018

O IPTU de Rio do Sul, cidade catarinense do Alto Vale do Itajaí, pode ficar mais barato para os contribuintes. Os proprietários de imóveis que optarem por emitir o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano por meio do App Atende.Net ficará isento da taxa de impressão do documento, de R$ 14. A inovação também permite, a partir da tela do smartphone, emitir uma guia para pagamento em cota única ou parcelar o recolhimento do tributo.

Para que o aplicativo possa ser usado por todos os cidadãos, a interface é simples e a operação, intuitiva. Depois de instalá-lo a partir da loja de apps do sistema operacional, é possível configurá-lo para o envio de notificações push (que aparecem automaticamente na tela do aparelho). Conectado à nuvem da prefeitura, o sistema busca a existência de débitos tributários e informa o munícipe da existência deles. A partir daí basta selecionar a modalidade de pagamento — se cota única ou parcelado - , copiar o código de barras e inseri-lo no aplicativo do banco. Também é possível fazer o download do carnê em PDF ou enviá-lo por e-mail para quitação posterior.

O recurso é o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão pública de prefeituras do país. O acesso é seguro e se dá por meio de login e senha pessoais para os moradores. O App Atende.Net ajuda a reduzir a burocracia, agiliza o pagamento, contribui com o aumento da arrecadação municipal e com a preservação do meio ambiente. Desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública baseadas na computação em nuvem, mais de 1,5 mil pessoas já se cadastraram na ferramenta.

Segundo o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, o IPTU digital poderá extinguir os carnês físicos e os gastos com os Correios no futuro. Para se ter uma ideia, somente em 2017 foram emitidos 24 mil carnês do imposto de 2018. "Esperamos que daqui para frente mais municípios ofereçam essa facilidade aos cidadãos, que otimiza a gestão e a aproxima do contribuinte", completa.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/04/2018
Simsimi: app é proibido no Brasil depois de Inteligência Artificial não funcionar como deveria

24/04/2018
Streaming já representa 38% do faturamento da indústria musical

18/04/2018
App brasileiro representa América Latina na grande final de Hackathon nos EUA

17/04/2018
Rússia bloqueou 15,8 milhões IPs na tentativa de banir Telegram

13/04/2018
Rússia já tem ordem judicial para banir Telegram

13/04/2018
Para o CADE, regulação e confronto prejudicaram reação dos táxis ao Uber

12/04/2018
Rio de Janeiro quer arrecadar R$ 20 milhões por ano com Uber, Cabify e outros

12/04/2018
Uber notifica os quase 200 mil brasileiros que tiveram dados vazados por hackers

10/04/2018
Uber usa machine learning para reforçar prevenção de riscos no Brasil

06/04/2018
Rússia dispara processo para bloquear o app Telegram

Destaques
Destaques

Brasileiros têm carro autônomo como objeto de desejo

Pesquisa mostra que o consumidor nacional trocaria na hora uma marca tradicional por um carro feito por empresas como Google e Apple.

Oi avança com Internet das Coisas para 'jogar um novo jogo'

Operadora elege a tecnologia como prioridade para atender ao mercado corporativoe aponta um diferencial em relação aos rivais: a capilaridade.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site