Home - Convergência Digital

Cidade catarinense dá desconto para quem pagar IPTU pelo celular

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 26/03/2018

O IPTU de Rio do Sul, cidade catarinense do Alto Vale do Itajaí, pode ficar mais barato para os contribuintes. Os proprietários de imóveis que optarem por emitir o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano por meio do App Atende.Net ficará isento da taxa de impressão do documento, de R$ 14. A inovação também permite, a partir da tela do smartphone, emitir uma guia para pagamento em cota única ou parcelar o recolhimento do tributo.

Para que o aplicativo possa ser usado por todos os cidadãos, a interface é simples e a operação, intuitiva. Depois de instalá-lo a partir da loja de apps do sistema operacional, é possível configurá-lo para o envio de notificações push (que aparecem automaticamente na tela do aparelho). Conectado à nuvem da prefeitura, o sistema busca a existência de débitos tributários e informa o munícipe da existência deles. A partir daí basta selecionar a modalidade de pagamento — se cota única ou parcelado - , copiar o código de barras e inseri-lo no aplicativo do banco. Também é possível fazer o download do carnê em PDF ou enviá-lo por e-mail para quitação posterior.

O recurso é o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão pública de prefeituras do país. O acesso é seguro e se dá por meio de login e senha pessoais para os moradores. O App Atende.Net ajuda a reduzir a burocracia, agiliza o pagamento, contribui com o aumento da arrecadação municipal e com a preservação do meio ambiente. Desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública baseadas na computação em nuvem, mais de 1,5 mil pessoas já se cadastraram na ferramenta.

Segundo o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, o IPTU digital poderá extinguir os carnês físicos e os gastos com os Correios no futuro. Para se ter uma ideia, somente em 2017 foram emitidos 24 mil carnês do imposto de 2018. "Esperamos que daqui para frente mais municípios ofereçam essa facilidade aos cidadãos, que otimiza a gestão e a aproxima do contribuinte", completa.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/12/2018
STF: Relatores dizem que é inconstitucional barrar apps de transporte

29/11/2018
Serviço de streaming de esporte chega ao Brasil e usa YouTube e Facebook

26/11/2018
Governo repagina troca de aplicativos e lança Rede Gov.br

12/11/2018
Empresa cria app para concorrer com Uber e atender periferia de São Paulo

04/10/2018
Desenvolvedor móvel pode receber até R$ 13 mil

26/09/2018
Eleições: Nordeste lidera denúncias via app do TSE

05/09/2018
Kotlin: a linguagem de programação que conquistou os apps

03/09/2018
Uber pode dispensar motorista que não atende políticas da empresa

29/08/2018
Oitenta e nove dos 100 apps mais populares do Android ferem a privacidade

27/08/2018
TRT-SP decide que motorista tem vínculo com Uber

Destaques
Destaques

5G exige pelo menos 100 MHz para cada operadora no Brasil

O tema preocupa a coordenação de espectro do 5G Brasil, uma vez que foram destinados 300 MHz na faixa intermediária e há quatro operadoras nacionais.

Segurança cibernética é crítica para o avanço do 5G

O tema é considerado polêmico - até em função das questões políticas que o envolvem como a briga China x EUA -, mas precisa ser debatido, observa Gustavo Correa Lima, engenheiro do CPqD.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desvende 10 mitos sobre os cartões biométricos

Por Cassio Batoni*

Como toda nova tecnologia, os questionamentos sobre a sua segurança e e a sua confiabilidade ainda existem e são compreensíveis, mas ela veio para ficar. A impressão digital surge como a confirmação principal de que o usuário é quem diz ser.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site