Home - Convergência Digital

A profissão de hoje em TI é a do desenvolvimento de algoritmos

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 23/03/2018

A profissão de TI do momento é a ligada ao desenvolvimento de algoritmos, observa o diretor de Relações Institucionais da Brasscom, Sergio Sgobbi. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo diz que o mercado está mudando muito rápido e para se pensar em capacitação é preciso entender o momento da Tecnologia.

"Fica complexo falar muito do futuro. Mas é certo que se especializar em áreas como big data e inteligência artificial é um bom negócio", pontua Sgobbi. Com relação à automatização dos processos e à robotização, o diretor da Brasscom admite que funções vão desaparecer, especialmente, as mais repetitivas.

"Quem trabalha nessas funções precisa, agora, pensar em se recolocar, em se capacitar. A tecnologia está avançando muito rápido", aconselha Sgobbi. Atentos a Indústria 4.0, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério do Trabalho e do Emprego, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) vão atuar para preparar governos, empresas e trabalhadores para as mudanças no mercado de trabalho.

O Fórum Econômico Mundial prevê a perda líquida de 1,7 milhão de postos de emprego no mundo entre 2015 e 2020, especialmente na indústria e na área administrativa. No Brasil, estima-se que 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automatização de algumas atividades até 2030 e que 12 mil robôs devem ser comercializados entre 2015 e 2020. Assistam a entrevista com o diretor da Brasscom, Sergio Sgobbi.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/04/2018
TCU: Apenas 14 órgãos têm índices de governança aceitáveis

23/03/2018
A profissão de hoje em TI é a do desenvolvimento de algoritmos

23/03/2018
Acesso universal à saúde passa por sistema único de dados na nuvem

22/03/2018
TCU manda Serpro e Dataprev mudarem planos de negócio

21/03/2018
Pagar imposto tem de ser menos complicado no Brasil

21/03/2018
Banco do Brasil: a jornada para a transformação digital não acaba nunca

21/03/2018
Brasil criou estereótipos sobre quem é o profissional da computação

20/03/2018
Setor de TIC precisa mostrar aos jovens que não é 'um bicho-papão'

19/03/2018
Embrapa descarta se tornar uma provedora de TI

19/03/2018
Economia digital: Governo tem de impedir a digitalização da burocracia

Veja mais artigos
Veja mais artigos

eSocial desafia a rotina dos Recursos Humanos

Por Juliana Andrade*

Chegou a hora de as empresas tirarem proveito da robotização, especialmente, na análise de cadastros para observar se há ou não alguma informaçaõ que destoe da atualidade. O regime fiscal online exige a reparação dos dados.

Destaques
Destaques

Juízes do Trabalho: Reforma trabalhista só vale depois da sua entrada em vigor

Decisão foi tomada por mais de 700 juízes e desembargadores. Para eles, a Lei 13.467/2017 só deve valer para processos e contratos iniciados após 11 de novembro de 2017, quando a legislação entrou em vigor.

Lei Trabalhista: TST decide que demissão só pode ser homologada no sindicato

Tema é controverso, mas o ministro Alexandre Agra Belmonte decidiu em setença que "se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o pedido de demissão somente terá validade se assistido pelo seu sindicato".

Os 10 cargos em alta na TI para 2018

Conhecimento técnico não é mais o diferencial. Habilidades no relacionamento e de liderança estão pesando muito na hora da contratação.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site