INTERNET

BNDES lança chamada para financiamento de IoT para saúde em abril

Da redação ... 16/03/2018 ... Convergência Digital

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar uma chamada pública para financiamento de desenvolvimento de dispositivos para internet das coisas (IoT) no setor de saúde em abril, informou Thiago Camargo, secretário de política de informática (Sepin) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nesta quinta-feira 15/3. Trata-se da primeira iniciativa concreta de ação após o estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil” feito pelo consórcio McKinsey, Fundação CPqD e Pereira Neto Macedo.

De acordo com Camargo, a decisão de começar por saúde levou em conta a importância do setor para a sociedade. “Se é para gastar muito dinheiro público, nos pareceu que a mãe de todas as batalhas é mais a saúde pública que qualquer outra coisa. É uma questão de sobrevivência”, explicou. Quando perguntado quais serão os próximos setores, o secretário disse que os outros três — agronegócio, indústria e cidades — serão tocados simultaneamente. “Não posso garantir nada, porque pode mudar. A primeira ideia era que cidades inteligentes fosse primeiro”, afirmou.

A chama pública contemplará algumas formas de financiamento para criação de dispositivos que tenham interoperabilidade, sejam baseados em plataformas abertas e enderecem problemas de saúde. “O compromisso nosso é em abril fazer a primeira chamada”, disse. O valor ainda está sendo definido e os projetos serão escolhidos por uma banca formada pelo BNDES junto com MCTIC.

Camargo contou que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) conseguiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um empréstimo de USD 1,5 bilhão e que parte deste valor deve ser usado para financiar projetos de desenvolvimento de internet das coisas. A Finep financia toda política de inovação do governo brasileiro.

“Esperamos assinar o contato antes da saída do ministro [do MCTIC Gilberto] Kassab porque ele que fez o todo esforço.” Ainda falta a aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e depois do Senado. Kassab é cotado para disputar, como vice de João Dória Jr., o governo do Estado de São Paulo. Para tanto, ele tem de deixar o cargo de ministro até 6 de abril.

O secretário não detalhou quanto do empréstimo do BID poderia ser usado para IoT, mas afirmou que o presidente substituto e diretor-financeiro da Finep, Ronaldo Camargo, teria se comprometido a fazer um esforço para dedicar R$ 3 bilhões em financiamentos para IoT, mas apenas na área de saúde. “Este esforço que vai ser feito será junto com esforço do BNDES, que já tem uma linha de manufatura avançada e agora está querendo uma linha específica para desenvolvimento de IoT.”

As regras para o chamamento serão publicadas em breve, mas Camargo adiantou que serão abertos dois tipos de financiamento de desenvolvimento de dispositivos de IoT para saúde. A linha de fundo perdido voltada para consórcios liderados por instituições de ciência e tecnologia e a linha TJLP (taxa de juros de longo prazo) para iniciativa privada.

Quando perguntado sobre por que apenas dispositivos (hardware) e não serviços também, o secretário se mostrou surpreso e reforçou que o foco agora é criar os devices para depois ter a camada OTT. “O device exige mais pesquisa, enquanto o serviço exige uma visão de modelo de negócios ou de aplicação. Por isto que este chamamento é primeiro para device. A gente acredita que os devices vão ajudar a resolver o lado da oferta e o serviço vem pela conta da demanda.” 


2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Teles seguem governo dos EUA e processam Califórnia contra neutralidade

Quatro associações de empresas do setor de telecom dos Estados Unidos ingressaram na Justiça para tentar bloquear a legislação estadual que retomou regras para a oferta de internet.

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

Marca atingida neste 1º/10 inclui as mais de 120 categorias de domínios, sendo que o ‘com.br’ é o mais popular, com 3,6 milhões, ou 91% dos registros. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Abranet: conceito de ‘pequeno’ da Anatel desconsidera realidade da Internet

Associação Brasileira de Internet adverte à agência que 68% do segmento tem no máximo 500 clientes. Só 158 empresas chegam a 5 mil acessos. "É um risco classificar todos da mesma maneira", sinaliza o representante da entidade, Edmundo Matarazzo.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G