SEGURANÇA

Secretário Geral diz que ONU precisa discutir tratado global sobre ciberguerra

Convergência Digital* ... 19/02/2018 ... Convergência Digital

O secretário geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, defendeu a adoção de tratados globais sobre guerra cibernética que busquem minimizar o impacto sobre civis, especialmente diante da tendência de ataques cibernéticos massivos se tornarem os primeiros salvos em futuras guerras. 

“Episódios de guerra cibernética entre Estados já existe. O pior é que não existe qualquer esquema regulatório para esse tipo de conflito, não é claro como a convenção de Genebra ou leis internacionais humanitárias se aplicam”, discursou Guterres nesta segunda, 19/2, na Universidade de Lisboa. 

“Estou absolutamente convencido que, diferente de grandes batalhas do passado, que começaram com uma barragem de artilharia ou bombardeio aéreo, a próxima guerra vai começar com um ataque cibernético massivo para destruir capacidades militares e paralisar infraestrutura básica como redes elétricas”, afirmou.

Para ele, as Nações Unidas devem ser a plataforma onde os vários atores, de cientistas a governantes, possam se encontrar e discutir regras “que garantam um caráter mais humano” aos conflitos que envolvam tecnologia da informação, bem como para que a internet seja “um instrumento a serviço do bem”. 

*Com informações da Reuters


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
No combate aos crimes, a fusão do ciber e do real

A integração Cibernética (virtual) e Física é essencial para vincular atividades criminais aos suspeitos reais no mundo físico (real). A Tecnologia é meio dessa união.

Guerra cibernética: Reino Unido acusa a Rússia de usar hackers para desestabilizar o mundo

Tendo como base trabalhos do Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC), o Reino Unido acusa a Rússia e a sua inteligência militar de estarem por trás dos ataques BadRabbit e à Agência Mundial Antidoping de 2016.

Facebook vive pesadelo e admite violação que afetou 50 milhões de contas

2018 não está sendo nada fácil para a rede social. Nesta sexta-feira, o Facebook admitiu uma violação de segurança que afetou cerca de 50 milhões de contas de usuários. Hoje a rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.

Com uso de robôs, fraudes pelo celular crescem 24% no primeiro semestre

Foram pelo menos 361 milhões de ataques entre janeiro e junho, 150 milhões deles contra dispositivos móveis. Uso de bots cresceu 60%.

Governos pressionam por uso de backdoors para quebrar criptografia

Denúncia está em relatório preparado para o Conselho de Direitos Humanos da ONU. O levantamento sustenta que muitos governos negligenciam o dever de proteger a criptografia online e há pressão para que se abra às autoridades policiais acesso a mensagens criptografadas ou dispositivos protegidos.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G