INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Apagão adiado em Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/01/2018 ... Convergência Digital

O grupo que reúne governo, Anatel, teles móveis e emissoras de televisão decidiu nesta terça, 30/1, adiar o desligamento dos sinais analógicos em quatro cidades. Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto não atingiram o patamar mínimo para permitir o fim das transmissões nesta quarta, 31/1, e ganharam novo calendário. 

Com isso, apenas Curitiba, com apagão também marcado para a meia noite desta quarta, manterá o previsto. Na capital do Paraná e outros 26 municípios 91% dos domicílios estão prontos para a transmissão somente pelos sinais digitais. 

Mas em Florianópolis e seis cidades próximas o Ibope indicou serem 89% dos lares prontos, o que levou o ‘apagão’ analógico para 28 de fevereiro. Já em Porto Alegre, além de outros 107 municípios gaúchos, o índice foi ainda menor, de 88%. Por isso, a decisão foi empurrar o desligamento para 14 de março. 

Também estava previsto o ‘apagão’ analógico em Franca e Ribeirão Preto. A ideia inicial era fazer o desligamento em ambas junto com outras cidades do interior de São Paulo em 27 de setembro do ano passado, mas por lá o atraso foi maior na preparação dos domicílios. 

Mais uma vez, as duas ficaram abaixo do patamar mínimo de 90% para autorizar o desligamento. O levantamento em 20 municípios da região de Ribeirão Preto e em outros 25 cidades da região de Franca mostrou indicou 89%, o que resultou na decisão de adiar mais uma vez o fim dos sinais analógicos por lá. A nova data prevista é 21 de fevereiro. 

Durante a reunião do grupo de implementação da digitalização, Gired, também foram apresentadas as pesquisas realizadas nos agrupamentos em que o sinal analógico será desligado daqui a 60 dias. Em São Luís (MA) e mais nove cidades o índice medido foi 92% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. O desligamento no Maranhão está previsto para 28 de março, mesma data em que também deverá haver ‘apagão’ em Bauru (já com 88% dos lares prontos), Presidente Prudente (84%) e São José do Rio Preto (80%).


Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G