INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Apagão adiado em Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/01/2018 ... Convergência Digital

O grupo que reúne governo, Anatel, teles móveis e emissoras de televisão decidiu nesta terça, 30/1, adiar o desligamento dos sinais analógicos em quatro cidades. Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto não atingiram o patamar mínimo para permitir o fim das transmissões nesta quarta, 31/1, e ganharam novo calendário. 

Com isso, apenas Curitiba, com apagão também marcado para a meia noite desta quarta, manterá o previsto. Na capital do Paraná e outros 26 municípios 91% dos domicílios estão prontos para a transmissão somente pelos sinais digitais. 

Mas em Florianópolis e seis cidades próximas o Ibope indicou serem 89% dos lares prontos, o que levou o ‘apagão’ analógico para 28 de fevereiro. Já em Porto Alegre, além de outros 107 municípios gaúchos, o índice foi ainda menor, de 88%. Por isso, a decisão foi empurrar o desligamento para 14 de março. 

Também estava previsto o ‘apagão’ analógico em Franca e Ribeirão Preto. A ideia inicial era fazer o desligamento em ambas junto com outras cidades do interior de São Paulo em 27 de setembro do ano passado, mas por lá o atraso foi maior na preparação dos domicílios. 

Mais uma vez, as duas ficaram abaixo do patamar mínimo de 90% para autorizar o desligamento. O levantamento em 20 municípios da região de Ribeirão Preto e em outros 25 cidades da região de Franca mostrou indicou 89%, o que resultou na decisão de adiar mais uma vez o fim dos sinais analógicos por lá. A nova data prevista é 21 de fevereiro. 

Durante a reunião do grupo de implementação da digitalização, Gired, também foram apresentadas as pesquisas realizadas nos agrupamentos em que o sinal analógico será desligado daqui a 60 dias. Em São Luís (MA) e mais nove cidades o índice medido foi 92% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. O desligamento no Maranhão está previsto para 28 de março, mesma data em que também deverá haver ‘apagão’ em Bauru (já com 88% dos lares prontos), Presidente Prudente (84%) e São José do Rio Preto (80%).


Carreira
Entrevista em inglês não é um bicho de sete cabeças

Não minta para si mesmo. Assuma o seu nível na língua inglesa para não perder a oportunidade. Em 2018, levntamento mostra que 45% das contratações exigiam algum nível de inglês no currículo.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Sem opositores, Governo usa Audiência para defender acordo Telebras/Viasat

Sem a participação dos que consideram ilegal o acerto com a empresa norte-americana, presidente da Telebras sustentou aos parlamentares que parceria foi fechada dentro dos critérios da Lei de Estatais. Governo garantiu que a soberania nacional não está em risco.

TV Digital: Sobras de recursos devem comprar mais conversores

Estimativas são de que haverá disponível cerca de R$ 600 milhões dos R$ 3,6 bilhões que o leilão da faixa de 700 MHz destinou à TV Digital, suficiente para comprar cerca de 3 milhões de novos kits.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

Hughes vai ofertar banda larga via satélite em mais 1000 cidades no Brasil

Cobertura servirá para os Estados do Amapá, Amazonas e Rondônia. Serviço será vendido a partir do terceiro trimestre. Velocidades de acesso estão entre 10 Mbps e 25 Mbps.

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Segundo a nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, avanço foi especialmente puxado por municípios do Nordeste e com até 100 mil habitantes.

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Número de lares conectados cresceu 7 pontos percentuais em 2017, graças aos telefones móveis e a novos televisores.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G