TELECOM

Transformação digital: Busca por apps de relacionamento com as teles cresce 50% no Brasil

Ana Paula Lobo* ... 18/01/2018 ... Convergência Digital

Uma pesquisa feita pelo Google sobre o ano das empresas de telecomunicações brasileiras em 2017, divulgada nesta quinta-feira, 18/01, mostra que o investimento feito na transformação digital está fazendo efeito, e bastante positivo. As buscas pelo relacionamento digital entre as teles e os seus consumidores por meio dos aplicativos como “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro” registraram um crescimento de 50% em relação a 2016. Ainda no perfil das buscas, o segmento móvel foi o mais procurado com 22% e o residencial ficou com 19%.

Para comprovar a mudança do perfil do usuário móvel- com o aumento da base pós-paga e a redução do pré-pago na telefonia celular - o Google detectou que as buscas por 'controle' ou 'pós-pago' cresceram 64% enquanto as buscas para o pré-pago tiveram um aumento de apenas 22%. Com dados dando as cartas, os consumidores ratificaram o interesse nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016.

O levantamento também aponta que o vídeo on demand (VOD), como o Netflix, está superando e muito a TV por Assinatura. As buscas por TV paga cresceram apenas 1%. Já as relacionadas com VOD tiveram um incremento de 85% em 2017. A pesquisa também aponta um maior critério do consumidor com relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.

Com relação ás marcas veja os destaques:

Vivo - Marca mais buscada na indústria como um todo

Destaques da marca:

“Vivo Fibra” - alta de 50% no volume de buscas
“Planos Família” - alta de 171% no volume de buscas

NET - Marca mais buscada no segmento residencial

Destaques da marca:

Vídeo on Demand - Net Now teve 50% no share de buscas em 2017
“Combo” foi a categoria mais associada a NET, com 62% de share de buscas

Claro - Marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017

Destaques da marca:

Na categoria de planos pré-pagos, a Claro foi a operadora que teve o maior aumento no volume de buscas, 36% no ano passado
Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel

Oi - Marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial

Destaques da marca:

Customer Care - Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017
A recarga da Oi foi a que mais teve crescimento de buscas no ano passado - aumento de 49% no volume.

TIM - Marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017

Destaques da marca:

Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%
Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas buscas - 115% em 2017.


Em 10 dias, operadoras bloqueiam 1 em cada 344 celulares

Sistema que desabilita aparelhos sem identificação internacional IMEI bloqueou até aqui 37 mil celulares no Distrito Federal e em Goiás, menos de 0,3% do total.

Claro e TIM saem na frente na disputa por R$ 340 milhões em ativos da Cemig Telecom

Empresa promete ter o edital de venda pronto até o final de maio. É uma rara oportunidade para a aquisição de ativos de rede no País.

Operadoras começam a bloquear celulares piratas

Nesta terça-feira, 8/5, os telefones móveis sem IMEI válido habilitados a partir de 22/3 recebem as mensagens de que deixarão de funcionar na quarta-feira, 9/5. Os celulares comprados no exterior, desde que certificados na Anatel, vão continuar funcionando, avisa a agência reguladora.

Anatel volta a negar corte no preço na TV paga por exclusão dos canais Simba

Para agência, saída dos canais da Record, SBT e RedeTV! das grades de empresas de televisão por assinatura não é motivo para intervenção nos valores.

EUA e Brasil lideram fuga de assinantes na TV paga

Estudo com 14 países aponta, no entanto, que em oito deles as empresas estão conseguindo aumentar as receitas apesar da redução na base. O Brasil é um deles.

Telebras nomeia Roberto Pinto Martins para a diretoria

Martins, que já foi da Anatel e dos ministérios de Ciência e Tecnologia e das Comunicações, assume a diretoria técnico operacional.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G