INCLUSÃO DIGITAL

TV digital: desligamento no interior de São Paulo envolve 10 milhões de consumidores

Convergência Digital* ... 17/01/2018 ... Convergência Digital

O sinal analógico da TV aberta será totalmente desligado em Campinas e em mais 84 municípios próximos às 23h59 desta quarta-feira (17/1). A transmissão analógica também será desligada em 19 cidades da Região do Vale do Paraíba. A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam programas com maior qualidade de som e imagem.

A ação é considerada uma das mais desafiadoras desde o início dos desligamentos no Brasil, pois além de abranger muitas cidades, o interior paulista é responsável por mais de 800 canais abertos. Nas duas áreas do estado de São Paulo, cerca de 10 milhões de pessoas passarão a contar com transmissão totalmente digital. Serão beneficiadas cerca de 7,7 milhões de pessoas na região de Campinas e 2,3 milhões no Vale do Paraíba.

Com o desligamento do sinal analógico também haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a velocidade e a capacidade da banda larga móvel (4G) no país, além de permitir uma maior qualidade do serviço nos ambientes fechados.

Foram distribuídos 533.906  kits gratuitos (compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto) para a recepção do sinal aberto da TV digital na Região de Campinas, atingindo 85% do total de beneficiários. E também no Vale do Paraíba foram 148.915 unidades, 76%. A distribuição dos kits  vai continuar por mais 30 dias. Famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, têm direito a receber o kit. Para mais informações sobre a distribuição dos kits, basta ligar para 147 ou visitar o portal www.sejadigital.com.br.

As próximas regiões metropolitanas onde o  sinal analógico também será desligado a partir do dia 31 deste mês são Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). As áreas de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, também em São Paulo, a digitalização deverá ser totalmente implantada no dia 28 de março de 2018 e em outros 396 municípios do interior paulista terão unicamente sinal de TV Digital em 28 de novembro de 2018.

Municípios onde haverá o desligamento nesta quarta-feira,17

Região de Campinas - Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itobi, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jumirim, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piedade, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Pedro, São Roque, Serra Negra, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torrinha, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Vale do Paraíba - Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

*Com informações da Anatel e do Forum SBTVD



TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

"O cidadão é o mesmo no município, no Estado e no governo federal. Tem de existir um atendimento único. Não pode ter briga com as Prods. Esse é o nosso desafio", afirma o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Telebras considera preços defendidos pelo TCU como 'sugestão', não como 'obrigação'

Presidente da estatal, Jarbas Valente, espera concluir negociações com a Viasat antes do prazo de 90 dias determinado pelo Tribunal.

TCU libera GESAC, mas exige mudanças no contrato entre Telebras e Viasat

Tribunal de Contas reconheceu como válida a inexigibilidade de licitação pela Telebras. Também entendeu como legal o acordo firmado com a Viasat, mas exigiu uma renegociação de condições financeiras mais favoráveis.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G