TELECOM

Oi unifica mainframes para acelerar serviços digitais

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/12/2017 ... Convergência Digital

"Estamos preparando o futuro dos nossos sistemas de Tecnologia da Informação", assim frisou o diretor de Tecnologia de Redes e Sistemas da Oi, Pedro Falcão, ao participar do Fórum de Tecnologia e Inovação Oi, realizado nesta segunda-feira, 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. Ele relatou a importância do Centro de Gerência de Serviços, o CGS, instalado no datacenter de Brasília.

"É no CSG que fazemos a gestão unificada de recarga, do billing. Nele enxergamos problemas no Brasil todo", reporta Falcão. Outra ação relevante é o término da implementação do CRM único, iniciado em 2015. "Teremos um back office e um front office com uma interface única. Será muito mais ágil. E estamos fazendo isso também para a área de vendas - nas nossas lojas e com os parceiros", acrescentou Falcão.

Um outro passo também está sendo dado em nome da transformação digital: a unificação dos mainframes. "Nossa arquitetura de TI, especialmente na área fixa e de banda larga fixa, ainda têm mainframes da Brasil Telecom e da Oi Telemar. Vamos unificar todos para sermos a verdadeira empresa nacional de convergência". Falcão destaca também os investimentos exigidos pela Segurança da Informação. Assistam.


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Em carta oficial, a agência reguladora sustenta que é preciso festejar o passado, mas adverte: não dá mais para manter o modelo separando telefonia fixa dos demais serviços de telecomunicações. O acesso ao telefone, essencial no passado, requer, agora, o acesso à banda larga.

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Preço mínimo para o lote 1, que envolve a rede de banda larga nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foi estipulado em R$ 332 milhões.  Já manifestaram interesse público, a TIM e a Claro.

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Depois de um período de expansão, em 2014, com a entrada das teles no segmento, o setor encerrou o mês de maio com 17,8 milhões de assinantes, o que significa a perda de 10% da base de usuários. Claro/NET concentram 50% do mercado.


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