TELECOM

Anatel nega cautelar para afastar fundo da Oi, mas vai apurar controle da Nextel

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/12/2017 ... Convergência Digital

Os fundos que se digladiam pelo controle da Oi contabilizaram perdas nesta terça, 5/12. O Société Mondiale, de Nelson Tanure, viu negado o pedido para que a Anatel afaste o rival das tratativas sobre a recuperação da operadora. Já o fundo americano Aurelius teve negado pela corte de falências de Nova York o pleito para tirar a recuperação judicial da Oi do Brasil. 

O fundo de Tanure, que hoje exerce o controle da Oi na prática, apesar de pouco mais de 5% do capital, ainda pode festejar o fato de que a agência aceitou parcialmente a representação que questiona o controle indireto exercido pelo fundo Aurelius na Nextel.

O Société alegou que por deter parte do capital da americana NII, controladora da Nextel no Brasil, o Aurelius não poderia sequer ter sua proposta de assumir o controle da Oi analisada pelos credores uma vez que isso apresenta o risco potencial de uma ilegalidade: o controle de mais de uma operadora no Brasil. 

A superintendência de competição da Anatel negou a cautelar para afastar o Aurelius por entender que “neste momento não estão presentes no caso em análise os requisitos necessários para a adoção de Medida Cautelar, o fumus boni iuris e o periculum in mora”. 

Para a agência, mesmo tendo cerca de 16% da NII, o eventual controle da Oi pelo fundo Aurelius não é mais do que uma hipótese neste momento. Para valer é preciso que os credores prefiram o plano como apresentado pelo fundo, pelo qual as dívidas da Oi são convertidas em 88% do capital da operadora. 

A superintendência de competição avalia que caso isso se torne realidade, bastará notificar a necessidade de abrir mão de uma das participações relevantes em empesas concorrentes. Daí a ausência de qualquer ‘perigo da demora’ que justifique a cautelar. 

Mas se negou a cautelar, a Anatel resolveu aceitar a reclamação apresentada pelo Société a “realizar procedimento administrativo para apuração de transferência de controle e possível existência de controle vedado”. Por isso, notificou “os reclamados” para que apresentem, em 15 dias, “esclarecimentos acerca da possível transferência do controle da Nextel Telecomunicações Ltda e da Nextel Participações Ltda”. 


Internet Móvel 3G 4G
TIM: voz ainda faz diferença para o usuário pré-pago

Pesquisa de mercado fez a operadora estender ao pré-pago o benefício da voz ilimitada para outras operadoras.  O TIM Pré Smart também oferece mensagens e ligações ilimitadas no WhatsApp e Facebook Messenger.

Anatel aprova novo regulamento para preço público de radiofrequências

Principal novidade é a possibilidade de a agência exigir compromissos de investimento como parte do valor da renovação do direito de uso do espectro.

Segurança faz Anatel antecipar bloqueio de celulares no Rio de Janeiro

Os aparelhos irregulares vão ser bloqueados a partir de 08 de dezembro, a pedido do Gabinete de Intervenção Federal no Estado. O bloqueio está implementado no Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Disputa entre fornecedores faz Cemig Telecom adiar leilão para o dia 8 de agosto

Preço mínimo para o lote 1, que envolve a rede de banda larga nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foi estipulado em R$ 332 milhões.  Já manifestaram interesse público, a TIM e a Claro.

TV paga: Modelo não muda e sangria de assinantes já dura três anos e meio

Depois de um período de expansão, em 2014, com a entrada das teles no segmento, o setor encerrou o mês de maio com 17,8 milhões de assinantes, o que significa a perda de 10% da base de usuários. Claro/NET concentram 50% do mercado.

Anatel rejeita pedidos de Société e Pharol para mudanças no conselho da Oi

Seguem válidos, portanto, os nomes indicados a partir da aprovação do Plano de Recuperação Judicial, em dezembro, que constituem o Conselho de Administração Transitório da supertele.

Telefónica conduz projeto de transformação digital da Avianca

O acerto terá validade de cinco anos e inclui serviços de voz tradicional, conectividade de dados, apoio de infraestrutura (LAN/WLAN/Centro de cabos), segurança digital e soluções de redes definidas por software (SDN).


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G